[weglot_switcher]

Escândalo Volkswagen atinge 95 mil veículos em Portugal

O distribuidor para Portugal das marcas do Grupo Volkswagen, a SIVA, revelou que existem 94.400 veículos equipados com motores Euro 5 no país envolvidos no âmbito do escândalo relacionado com a manipulação das emissões de gases poluentes. “Estão abrangidos 94.400 veículos das marcas representadas pela SIVA em Portugal, equipados com motores Euro 5”, anunciou em […]
29 Setembro 2015, 19h33

O distribuidor para Portugal das marcas do Grupo Volkswagen, a SIVA, revelou que existem 94.400 veículos equipados com motores Euro 5 no país envolvidos no âmbito do escândalo relacionado com a manipulação das emissões de gases poluentes.

“Estão abrangidos 94.400 veículos das marcas representadas pela SIVA em Portugal, equipados com motores Euro 5”, anunciou em comunicado o distribuidor.

Do total, 53.761 são veículos da marca Volkswagen e Volkswagen Veículos Comerciais, 31.839 veículos da marca Audi e 8.800 veículos da marca Skoda.

5 milhões chamados para revisão

O fabricante alemão Volkswagen vai chamar à revisão cinco milhões de veículos afetados pela manipulação do motor diesel EA 189 EU5, mas sem adiantar se fará o mesmo com os automóveis das restantes marcas, anunciou hoje a empresa.

A Volkswagen vai informar os clientes afetados de que as emissões de gases dos respetivos veículos têm de ser corrigidas, segundo a agência Efe.

No total, trata-se de 11 milhões de veículos afetados em todo o mundo, dos quais cinco milhões são da marca Volkswagen, 2,2 milhões da Audi, 1,2 milhões da Skoda, 700 mil da Seat e 1,8 milhões de veículos comerciais.

Certos modelos com alguns anos de fabrico foram equipados, exclusivamente, com o motor diesel EA 189.

Entre os modelos da marca Volkswagen incluem-se, por exemplo, o Golf de sexta geração, o Passat de sétima geração e a primeira geração do Tiguan, segundo a Volkswagen.

Já todos os veículos novos da marca Volkswagen que cumprem a normativa europeia EU6 não estão afetados, nomeadamente, os novos modelos do Golf, Passat e Tourant.

A Volkswagen e todas as suas marcas afetadas apresentarão em outubro às autoridades correspondentes as soluções e medidas técnicas para os veículos com um motor diesel EA 189 manipulado.

Todas as marcas do consórcio afetadas vão ativar páginas nacionais na internet onde os clientes poderão informar-se da situação.

A Volkswagen admitiu, na semana passada, que 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo estão equipados com dispositivos que ativam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.

OJE

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.