De novo sedeado em Matosinhos, nas instalações da Exponor, o WRC Vodafone Rally de Portugal apresenta três inovações na edição deste ano.
Dia 20, uma fórmula inovadora permite o Porto Street Stage, com duas passagens por uma classificativa espetáculo centrada na Avenida dos Aliados e desenhada ao longo de 1850 metros em vários arruamentos adjacentes. Os espetadores vão poder assistir a duas provas de classificação no mesmo espaço e praticamente em simultâneo.
Para o último dia, duas alterações significativas: as classificativas de Fafe e Vieira do Minho mantêm-se, mas esta última passa a contar com duas passagens. Para isso, o troço foi encurtado em cerca de 10km e a terminar à entrada da povoação de Angra.
A entrega de prémios aos vencedores do WRC Vodafone Rally de Portugal vai ter lugar na Marginal de Matosinhos, permitindo uma festa de luz e cor com o mar a servir de cenário.
Com uma extensão total de 1.684km, dos quais 368km competitivos distribuídos por 19 classificativas, o WRC Vodafone Rally de Portugal afirma-se com um modelo contemporâneo, compacto e perfeitamente adaptado às expetativas da FIA, do promotor e dos participantes.
15 portugueses na comitiva
Entre engenheiros, mecânicos e até uma press officer, entre outros cargos, são 15 os portugueses a trabalhar atualmente em equipas oficiais do Campeonato do Mundo de Ralis e que “alinham” nesta edição do Vodafone Rally de Portugal.
A equipa mais aportuguesada é a do construtor sul-coreano Hyundai – cuja estrutura de ralis tem sede na Alemanha – com oito elementos, sendo ainda curioso assinalar que o i20 WRC do belga Thierry Neuville é assistido em exclusivo por técnicos lusitanos: cinco.
Segue-se a VW, cujo coordenador de testes, reconhecimentos e meteorologia é João Passos, até 2015 elemento da estrutura organizativa da prova portuguesa. Nesta formação, assinale-se que o Polo R WRC de Jari-Matti Latvala, vencedor da edição anterior do Vodafone Rally de Portugal, está a cargo de três mecânicos portugueses.
De salientar ainda o facto de António Azevedo, condutor da equipa M-Sport, ser pai de José Azevedo, mecânico da VW.
Eis o “plantel” completo:
VW
João Passos (coordenador de testes, reconhecimentos e meteorologia); José Azevedo (chefe dos mecânicos do carro de Jari-Matti Latvala); Rui Cabeda (mecânico de Jari-Matti Latvala); Marco Moreiras (mecânico de Jari-Matti Latvala).
M-SPORT
Miguel Cunha (mecânico de Eric Camilli); António Azevedo (condutor e logística); Bernardo Fernandes (engenheiro de Ott Tanak).
HYUNDAI
Rui Soares (engenheiro de Hayden Paddon); Nuno Cardoso (engenheiro de dados); Orlando Lourenço (chefe do carro de Thierry Neuville); Jorge Leite (mecânico de Thierry Neuville); André Barbosa (mecânico de Thierry Neuville); Paulo Batista (mecânico de Thierry Neuville); Sérgio Couto (mecânico de Thierry Neuville); Nicoletta Russo (press officer da equipa).
OJE
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com