A confiança dos empresários nacionais acelerou ligeiramente em agosto, mostram os dados revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O indicador de clima económico situou-se em 1,4%, mais uma décima do que se registou em julho.
Em sentido contrário, a confiança dos consumidores portugueses acentuou o ritmo de queda que se verifica desde junho. O indicador de confiança das famílias nacionais mantém-se em terreno negativo, resvalando para -13,3 pontos. Em julho, marcava -13.
Os dados do INE reforçam também as indicações deixadas na semana passada pelos indicadores de conjuntura do Banco de Portugal, de que a atividade económica teima em não descolar. O indicador de atividade mostra uma desaceleração entre maio e julho, marcando agora 1,5% – menos três décimas do que o valor registado em junho.
O INE publica na sexta-feira as contas nacionais por setor institucional, relativas ao segundo trimestre, onde será possível ver com mais detalhe a explicação para o facto de o crescimento da economia nacional estar aquém das expetativas do Governo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com