A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e a Direção-Geral de Energia (DEG) chumbaram dois terços das candidaturas apresentadas ao novo ciclo de subsídios a projetos de eficiência, que abrangerá o período de 2017 e 2018 e disponibilizará 11,5 milhões de euros.
De um total de 223 de medidas de empresas, associações e outras entidades que chegaram ao regulador somente 76 foram aprovadas, segundo o ‘Expresso’.
Segundo um relatório publicado ERSE e pela DGE, a nova edição do PPEC recebeu 223 medidas de 79 promotores, que implicariam investimentos de 61,6 milhões de euros.
O PPEC é um programa promovido pelo regulador da energia para incentivar projetos de eficiência energética e sensibilização dos consumidores para a redução dos seus gastos.
Entre os 76 projetos aprovados, mas que carecem ainda de homologação, há 26 medidas intangíveis (maioritariamente campanhas de informação e sensibilização) e 50 ações tangíveis (cujos impactos, nomeadamente na redução dos consumos em áreas específicas, poderão ser medidos).
No sector residencial, por exemplo, foram aprovados novos projetos de promoção da iluminação LED da iniciativa da Iberdrola (no valor de 669 mil euros) e da EDP Comercial (325 mil euros), bem como a distribuição de multitomadas inteligentes por parte da EDP Serviço Universal (a financiar com 802 mil euros) e ainda outras medidas (promovidas pela EDP e pela Iberdrola), como o financiamento de termoacumuladores eficientes e de bombas de calor e de sensores de controlo de iluminação em elevadores.
No lequeNo grupo das medidas tangíveis, foram aprovados projetos para financiar a instalação de luzes LED nos semáforos (quase meio milhão de euros para um projeto da EDP), troca de LED em hotéis (298 mil euros para a empresa HEN) e soluções mais eficientes em sistemas de frio comercial (114 mil euros para um projeto da Iberdrola). Na agricultura e indústria o projeto mais caro agora aprovado é uma iniciativa da EDP para instalar variadores eletrónicos de velocidade, com um financiamento de 1,1 milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com