[weglot_switcher]

Garland amplia centro logístico da Maia

Empresa pretende responder ao aumento de procura de serviços no segmento do ‘e-commerce’.
18 Outubro 2016, 17h36

O Grupo Garland, um dos operadores logísticos com presença mais antiga em Portugal, decidiu ampliar o centro logístico da Maia, para responder à crescente procura que se verifica no segmento de ‘e-commerce’.

Há alguns anos que a Garland Logística desenvolve atividades subjacentes ao comércio eletrónico – armazenagem e ‘picking’ à unidade, seguidas de personalização e embalamento em condições especiais e sequente distribuição direta a consumidores do Mundo inteiro.

Em comunicado, a empresa anuncia que já tem o primeiro cliente exclusivamente dedicado ao comércio eletrónico, a UnCLOSET.

“Sendo uma atividade que exige um grande rigor e tempos muito curtos de preparação de encomendas, assim como um controlo muito fiável das operações através de sistemas de informação de alto nível, a Garland Logística não poderia deixar de entrar neste mercado, por ser manifestamente um especialista nesse sector. Faltava apenas adaptar o nosso principal Centro Logístico, na Maia, para processar em grande escala encomendas à unidade, razão pela qual decidimos investir na ampliação das atuais ‘mezzanines’, criando uma área total de cerca de 6.000 m2 com prateleiras específicas para este tipo de atividade”, justifica Ricardo Sousa Costa, administrador do Grupo Garland responsável pela área de negócio da Logística acrescenta.

Este responsável acrescenta que “o novo espaço criado tem todas as caraterísticas técnicas necessárias para suportar a logística do ‘e-commerce’, assim como um elevado nível de segurança”, entre outras funcionalidades”.

Com expectativas elevadas de crescimento, até porque, como refere Ricardo Sousa Costa, a Garland tem consciência que possui “as competências e infraestruturas para ter sucesso neste mercado”, a nova área no Centro Logístico da Maia recebeu em setembro o primeiro cliente exclusivamente dedicado ao comércio eletrónico. A UnCLOSET, fundada por um português, é uma plataforma onde se pode alugar carteiras de luxo a partir de qualquer ponto da Europa.

Os serviços prestados pela Garland Logística à UnCLOSET contemplam a preparação das encomendas, através da separação dos modelos requisitados por cada cliente, embalamento com diferentes níveis de personalização e expedição das mesmas para toda a Europa. No sentido contrário, ou seja, na receção dos artigos, há uma verificação criteriosa do estado dos artigos, a sua limpeza e novo acondicionamento, seguidos de armazenamento até serem novamente requisitados.

“A Garland tem a expetativa de que a entrada nesta nova área de negócio lhe permitirá reforçar a consolidação da sua posição de referência no sector da Logística nacional. Na logística para o ‘e-commerce’, a Garland Logística pretende vir a tornar-se a médio prazo num dos principais ‘players’ do mercado.”

Ricardo Sousa Costa manifesta-se otimista porque decorrem negociações com vários potenciais clientes de ‘e-commerce’.

Assim, o administrador da Garland acredita ter até ao final do próximo ano “toda a atual expansão completamente ocupada e em ritmo de cruzeiro.”

“Uma das características fundamentais para ter sucesso neste tipo de parceria é dispor de uma grande capacidade de integração dos sistemas de informação de ambas as empresas, que é exatamente uma das nossas principais mais-valias, já que investimos muito nesta área e dispomos por isso de sistemas de informação de última geração”, congratula-se Ricardo Sousa Costa.

Criada em 1994, sendo a mais recente das áreas de negócio do Grupo Garland, a Logística é a que tem registado um maior impulso.

Por exemplo, o Centro Logístico da Maia tem apenas quatro anos e já sofreu ampliação. Desde que foi inaugurado, em 2012, o Grupo Garland já mais que quadruplicou a sua área logística, possuindo atualmente 85.000 metros quadrados, distribuídos pelos centros logísticos de Abóboda (Cascais), Maia, Marinha Grande, Vila Nova de Gaia, Famalicão, Aveiro e Mealhada.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.