[weglot_switcher]

Trump vai retirar EUA do Acordo Comercial Trans-Pacífico

Reduzir as regulações governamentais, investigar abusos nos programas de vistos e cancelar algumas restrições à produção de energia, incluindo de gás de xisto, gás e carvão, são outras medidas anunciadas por Donald Trump.
Mike Segar/Reuters
22 Novembro 2016, 09h01

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou um vídeo nesta segunda-feira no qual enunciou algumas medidas que tomará no seu primeiro dia na Casa Branca, no dia 20 de janeiro, incluindo a retirada dos EUA do acordo comercial Trans-Pacífico.

Trump também disse que emitirá uma ordem reduzindo as regulações governamentais, direcionando o Departamento de Trabalho para investigar abusos em programas de vistos e cancelando algumas restrições à produção de energia, incluindo de gás de xisto, gás e carvão.

O acordo Trans-Pacífico é um acordo de comércio livre estabelecido entre doze países banhados pelo Oceano Pacífico, relativo a questões políticas e económicas, que foi alcançado em cinco de outubro de 2015 após sete anos de negociações. O objetivo declarado do acordo é o de “promover o crescimento económico; apoiar a criação e manutenção de postos de trabalho, reforçar a inovação, a produtividade e a competitividade; elevar os padrões de vida, reduzir a pobreza, e promover a transparência, a boa governação e proteção ambiental.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.