Nuno Amado – Houve uma restrição no período mais agreste, mas afirmar isso é muito injusto. Se olharmos para as taxas, estão com spreads cada vez mais baixos. Não se pode é repetir erros e financiar empresas sem condições. Já sugeri, ao nível do IAPMEI, que ce centralizasse um mecanismo a que as empresas possam recorrer para se perceber o que está a falhar. Se o risco soberano se agravar, aí sim, pode-se complicar o financiamento às empresas.
Vieira Monteiro – Nós estamos a crescer no crédito a empresas e a particulares. O sistema bancário tem excesso de liquidez, tem todo o interesse que apareçam bons projetos e boas empresas. Nós somos bancos e o dinheiro que emprestamos é dos depositantes e temos de dar resposta aos depositantes. É o dinheiro deles que está em jogo. No passado o dinheiro foi colocado na mão de quem não devia, Portugal está cheio de maus projetos. A nossa função não é financiar toda e qualquer operação. No dia em que esquecermos isto, vai-se a rentabilidade.
António Ramalho – Não se critique agora aquilo que foi a arma em 2010, Portugal perdeu 11 níveis de rating em seis meses! o processo de reajustamento obrigou a reduzir o rácio de empréstimos. è uma consequência natural, e não vale a pena olhar para trás. Estamos perante vários dilemas, se queremos continuar a dar risco. Europa tem 30% do credito nos particulares, Portugal ainda tem 48%. Como vamos gerir o histórico, com os novos empréstimos. A dificuldade está nos bancos sistémicos. O crédito caiu 18 mil milhões, o grande desafio é encerrar o trabalho começado e retomar o financiamento. Mas os bancos trabalham no mercado que existe. É um desafio que se coloca à gestão
Luís Pereira Coutinho – o banco CTT não tem crédito a empresas, irá entrar brevemente no crédito habitação. Mas com base no meu passado, não encontrei problemas nas empresas em se conseguirem financiar, apenas no períodos 2009/2010. Antes disso houve um excesso de crédito, mas desde 2012, os bancos têm muita agressividade comercial, e o setor bancário é muito dinâmico e eficiente.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com