[weglot_switcher]

Inflação na zona euro atingiu os 0,6% em novembro

Os preços na zona euro deverão ter aumentado 0,6% em novembro. Aumentos nos ‘serviços’ terão contribuído para a maior subida desde 2004.
30 Novembro 2016, 11h23

Em novembro, a taxa de inflação anual na zona Euro, terá sido de 0,6% na zona euro, acima dos 0,5% registados em outubro, divulgou hoje o Eurostat numa primeira estimativa. No mesmo mês do ano passado, a taxa de inflação situou-se em 0,1%.

É a taxa mais elevada desde abril de 2014, embora ainda esteja longe do objetivo do Banco Central Europeu, de atingir uma inflação próxima de 2%.

Os setores que mais contribuíram para o aumento da inflação foram os ‘serviços’ (1,1%, igual à registada em outubro), seguido da alimentação, álcool e tabaco (0,7%, contra 0,4% em outubro) e ‘bens industriais não ligados à energia’ (0,3%, sem alterações face a outubro).

Os preços na energia voltaram a descer 1,1% em novembro, face à queda registada em Outubro de 0,9%.

Os programas de estímulos implementados por Mario Draghi – com baixas taxas de juro e compra de ativos no mercado, como dívida pública e outras obrigações de empresas – têm contribuído para o crescimento económico e consequente aumento da inflação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.