[weglot_switcher]

Refeições voadoras entregues a septuagenário

Startup reforça apoio alimentar ao domicílio da Santa Casa da Misericórdia de Penela, com novo sistema de entrega de refeições ao último habitante de uma aldeia no distrito de Coimbra.
22 Dezembro 2016, 11h57

Joaquim dos Reis, septuagenário e o último residente da aldeia de Podentinhos, em Penela, distrito de Coimbra, é o primeiro beneficiário a usufruir do novo serviço de entrega de refeições, de acordo com a autarquia penelense.

Trata-se de um projeto desenvolvido pela startup Connect Robotics, com o apoio domiciliário prestado pela Santa Casa da Misericórdia de Penela e pelo Município de Penela, que se traduz num drone, fabricado pela empresa portuguesa Sleeklabe, e pretende ser “uma alternativa ao transporte feito com a carrinha da Santa Casa de Penela, atualmente utilizado para a entrega de refeições”.

Especializada em automação de drones para transporte, a startup afirma que este projeto “é o ponto de viragem, o momento em que passamos da fase de desenvolvimento de produto para a fase de disponibilização para o mercado” frisando que “com esta validação, estamos agora disponíveis para prestar esse serviço comercialmente”.

Incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, já recebeu apoio do Centro de Incubação de Empresas da Agência Espacial Europeia e do projeto europeu FIWARE. Os fundos serviram para o desenvolvimento da plataforma, já disponível no mercado, e para a encomenda do drone ‘hexarotor’.

Trata-se de um projeto que tem, ainda, o selo do Smart Rural Living Lab, um laboratório de experimentação em contexto real que pertence à Rede Europeia de Living Labs e liderado pelo Município de Penela. Encontra-se fisicamente sedeado no Habitat de Inovação Empresarial nos Setores Estratégicos.

Os Living Labs tratam-se de “comunidades de atores envolvidos no processo de inovação, incluindo empresas, investigadores, consumidores e instituições públicas” que consistem num ambiente onde projetos de investigação, desenvolvimento e inovação, conduzidos pelas entidades parceiras, “contam com a participação ativa dos potenciais utilizadores, enquanto co-criadores de novos produtos e serviços”.

Já o Habitat de Inovação nos Setores Estratégicos é uma incubadora “focada na inovação rural, que funciona como um núcleo de apoio ao empreendedorismo nos setores estratégicos, sobretudo nas fases iniciais do ciclo de vida das empresas em estreita parceria com a incubadora do Instituto Pedro Nunes, de Coimbra”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.