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Porto de Sines aprofunda parceria com a plataforma logística de Talavera de La Reina

O porto de Sines pode constituir uma excelente alternativa para fornecer e permitir as exportações da região de Castela, incluindo a capital Madrid.
Bobby Yip/Reuters
13 Janeiro 2017, 19h16

O porto de Sines está a aprofundar a parceria com a plataforma logística espanhola de Talavera de la Reina.

Esta semana, José Luís Cacho, presidente da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, deslocou-se a Espanha, a convite do alcaide da cidade de Talavera de la Reina, Jaime Ramos, para efetuar diversas reuniões de trabalho entre a sua equipa e os responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma logística, assim como com representes do setor empresarial da região de Castilla-la-Mancha, com o objetivo de estabelecer parcerias de longo prazo que potenciem esta plataforma logística.

Para José Luís Cacho, esta é “um projeto importante tanto para Sines como para a região de Castilla-la-Mancha, tendo verificado o forte empenho da cidade e de todas as entidades com as quais se reuniu para com o desenvolvimento da plataforma, e garantindo o total apoio do porto de Sines ao projeto”.

Em declarações ao Jornal Económico, José Luís Cacho adiantou “que está neste momento a ser elaborado um estudo de mercado para avaliar a procura e permitir a realização de um estudo de viabilidade económica para o projeto”.

O porto de Sines é considerado pelos responsáveis da plataforma logística de Talavera de la Reina o porto de excelência para a movimentação de mercadorias nas importações e exportações daquela região para todo o globo.

Esta plataforma logística está projetada para uma área de 260 hectares e será construída faseadamente por forma a responder às necessidades do mercado.

Segundo José Luís Cacho, a primeira fase da plataforma deverá ocupar uma área de 12 a 18 hectares, num investimento que deverá oscilar entre os 12 e os 15 milhões de euros, estando neste momento a ser também estudado o seu ‘lay-out’.

Talavera de la Reina está localizada sobre o Corredor Atlântico da rede transeuropeia de transportes, beneficiando da modernização de que está a ser alvo a linha ferroviária entre Sines e Madrid.

Segundo as últimas declarações dos responsáveis dos dois governos ibéricos, essa nova linha ferroviária, com duas bitolas, eletrificada e permitindo a circulação de comboios com 750 metros de comprimento, deverá estar operacional entre 2020 e 2021.

O programa da visita incluiu reuniões de trabalho entre os elementos do Porto de Sines e responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma, bem como representantes do setor empresarial da região de Castilla-La Mancha, por forma a estabelecer parcerias de longo prazo que potenciem esta plataforma logística.

Para José Luis Cacho este é um “projeto importante tanto para Sines como para a região de Castilla-La Mancha”, tendo verificado o forte empenho da Cidade e de todas as entidades com as quais reuniu para com o desenvolvimento da plataforma, garantindo o total apoio do Porto de Sines ao projeto.

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