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Madeira junta-se à campanha nacional para informar consumidores de carne

A Região Autónoma da Madeira associou-se, desde ontem, através da Autoridade Regional das Atividades Económicas, a uma campanha de informação e sensibilização que decorrerá em todo o país.
21 Março 2017, 10h53

O objetivo visa a promoção de uma melhor informação junto de todos os intervenientes da cadeia alimentar com responsabilidades na produção e conservação da carne (nomeadamente da carne picada e preparados de carne) e, também, junto de cada um dos consumidores.

É uma iniciativa que surge na sequência dos alertas recentemente vindos a público, através da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), relativamente às carnes disponibilizadas nos talhos, depois de terem sido identificadas situações que não cumpriam com o legalmente exigido.

A Comissão de Segurança alimentar, criada pelo Despacho n.º 5801/2014, na qual a Região Autónoma da Madeira é representada pela Autoridade Regional das Atividades Económicas, reuniu-se para debater esta questão e delinear um plano de ação. Daí saiu um acordo para uma estratégia assente em três pilares: promoção de uma melhor e mais eficaz informação junto de todos os intervenientes da cadeia alimentar e dos consumidores, sobre a matéria;

reforço do controlo oficial, por parte das autoridades competentes, em conformidade com a avaliação efetuada pelas mesmas, e disponibilização dos resultados do controlo oficial, no âmbito da Comissão de Segurança Alimentar, relativamente aos produtos cárneos, na qual se inclui a produção de carne picada, assegurando-se uma total transparência e articulação entre as autoridades competentes e demonstrando a aplicação de medidas adequadas, coerentes e proporcionais ao risco.

Integrando esta estratégia, a campanha que ontem começou destina-se tanto aos operadores de mercado como aos consumidores, com panfletos específicos que poderão ser descarregados através dos links para o consumidor e para o operador.

Contribuir, simultaneamente, para a melhoria contínua das boas práticas de laboração dos estabelecimentos de venda, para o cumprimento da legislação em vigor e para reforçar o conhecimento e a capacidade de informação de cada consumidor, no ato da compra, são os principais objetivos desta iniciativa.

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