O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, classificou o Brexit como “um fracasso e uma tragédia”, a poucos dias do Reino Unido ativar o Artigo 50º do Tratado de Lisboa, que dará início às negociações formais para pela primeira vez na história um país abandonar o processo de construção europeia.
“[A saída da UE] vai entristecer-me, como me entristeceu a votação no referendo. Para mim é uma tragédia”, disse o presidente da Comissão Europeia, em entrevista à BBC. “Um fracasso e uma tragédia”, sublinhou.
Juncker considera que a saída britânica da UE acarreta um custo, que não deve ser encarado como “um castigo” ou “uma sanção” pelos britânicos. O presidente da Comissão Europeia defende ser “uma fatura que reflete os compromissos que foram assumidos pelo governo e pelo parlamento britânicos”.
Os impacto nas vidas dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido continua a ser um dos temas centrais nas negociações. O luxemburguês diz que está “fortemente empenhado em preservar os direitos dos europeus no Reino Unido e dos britânicos na Europa”, acrescentando: “Isto não é regatear, é respeitar a dignidade humana”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com