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Novo aeroporto do Montijo será solução só para seis anos, e não 40, diz professor do Técnico

O alerta é o professor do Instituto Superior Técnico, Mário Lopes, que fala em “falta de transparência” por parte da ANA – Aeroportos de Portugal e sustenta que “não há estudos públicos e escrutináveis que sustentem a opção pelo Montijo”.
24 Março 2017, 20h18

A construção do novo aeroporto no Montijo para dar resposta à saturação das operações no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, pode ser solução para durar apenas entre seis a oito anos e não quarenta como tem sido avançado, segundo Mário Lopes, professor do Instituto Superior Técnico.

Os dados avançados pelo presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão, “não batem certo” e o processo está envolvido numa “grande falta de transparência”, disse Mário Lopes, citado pelo Dinheiro Vivo, durante a I Convenção Nacional dos Serviços de Transporte, promovida pelo Fórum dos Serviços,

O professor do Técnico defendeu que se o tráfego aéreo do Aeroporto de Lisboa continuar a crescer ao ritmo cima dos 10%, como se tem vindo a verificar, o mais provável é que a opção de reforço no Montijo não chegue sequer a durar um quarto do tempo que Jorge Ponce de Leão tem vindo a referir.

“Se a procura continuar a crescer assim, com o aumento do número de movimentos, dá para seis anos. E se o número de passageiros aumentar 123% para 50 milhões ao ano, como refere o presidente da ANA, dá para oito anos”, explicou.

O professor universitário alerta que “além da falta de transparência do processo, os números não batem certo” e “não há estudos públicos e escrutináveis que sustentem a opção pelo Montijo”.

Para Mário Lopes, a melhor solução para garantir o bom funcionamento das operações passaria por construir um novo aeroporto, uma vez que todo o dinheiro gasto até agora em remodelações na Portela “é essencialmente um desperdício de recursos” e os problemas voltarão a surgir a longo prazo.

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