O Credit Suisse Group AG anunciou que o responsável de gestão de ativos para a Europa e dois gestores de fundos que trabalhavam com a Greensill Capital no financiamento de cadeias de fornecimento vão ser afastados das sua funções, de acordo com um memorando interno do banco que está a ser divulgado pela agência Dow Jones.
O Credit Suisse congelou quatro fundos na semana passada, com um valor de 10 mil milhões de dólares, que investiam em títulos criados pela Greensill Capital, especializada em fazer empréstimos de curto prazo sob a forma de adiantamento a empresas da cadeia de abastecimento.
A suspensão da comercialização dos fundos pelo Credit Suisse levou a Greensill a pedir insolvência esta semana.
De acordo com o documento interno, o Credit Suisse está agora a liquidar os fundos, avaliados em 10 mil milhões de dólares (8,408 milhões de euros), e a devolver o dinheiro aos investidores.
O diretor de gestão de ativos globais do Credit Suisse, Eric Varvel, diz na nota interna que os três executivos deixarão os seus cargos “por enquanto”.
Os jornais britânicos avançam que no seu pedido de insolvência perante um tribunal de Londres, a Greensill explicou que a empresa caiu “em sérias dificuldades financeiras” e é incapaz de pagar suas dívidas, incluindo um empréstimo de 140 milhões de dólares ao Credit Suisse, que tinha sido concedido em Novembro passado.
O caso é tema do “Financial Times”, que relata que o Credit Suisse tem estado em modo de crise nas últimas duas semanas, enquanto se esforça para limitar as perdas dos fundos e outras perdas potenciais decorrentes da insolvência de Greensill.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com