A primeira fase do plano de desconfinamento da economia e sociedade portuguesa vai arrancar a partir da próxima segunda-feira, 15 de março.
As creches, o ensino pré-escolar e as escolas do primeiro ciclo abrem segunda-feira, mas vai haver uma reabertura gradual de outros serviços.
O comércio volta a reabrir, mas com vendas ao postigo. Outra reabertura prevista, são as bibliotecas e arquivos.
Também reabrem cabeleireiros, manicures e similares. Ao mesmo tempo, as livrarias, comércio automóvel e imobiliárias voltam a abrir as portas.
Em termos de horários de funcionamento, os estabelecimentos passam a estar abertos até às 21 horas durante a semana. Ao fim de semana, o horário para comércio e serviços fica restringido até às 13 horas, com o retalho alimentar a ficar aberto até às 19 horas.
Entre as diversas regras hoje apresentadas, o teletrabalho continua a ser obrigatório sempre que possível.
“Podemos começar a abrir com segurança, abertura prudente, cautelosa, gradual, a conta gotas”, disse o primeiro-ministro em conferência de imprensa ao início da noite desta quinta-feira, 11 de março
Este plano de desconfinamento prevê a “reabertura progressiva da sociedade portuguesa” e vai ser uma “reabertura a conta gotas”, segundo António Costa.
“Os dados são muito claros, estamos abaixo do número de novos casos – 105 por 100 mil habitantes a 14 dias – claramente abaixo da linha de risco (240 novos casos)”, afirmou o primeiro-ministro em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com