[weglot_switcher]

BMW, Honda e Toyota investigadas nos EUA

Uma denúncia feita pela Intellectual Ventures II junto do regulador norte-americano para as atividades comerciais levou a uma investigação a BMW, Honda e Toyota por violação de patente nos EUA.
3 Maio 2017, 11h06

BMW, Honda e Toyota estão a ser alvo de uma investigação pelas autoridades dos EUA. EM causa está uma denúncia feita pela empresa de patentes Intellectual Ventures II, que acusa os três construtores, juntamente com os fornecedores Denso, Aisin e Nidec, de violar as patentes de empresas suas representadas na utilização de componentes termoplásticos no fabrico de motores elétricos.

A queixa foi apresentada em março último à U.S. International Trade Commission (USITC), o regulador norte-americano para as atividades comerciais e mencionava o fabrico e utilização de alguns componentes termoplásticos nos seus motores elétricos, bombas de água, sistemas de direção assistida e outros equipamentos “que violam patentes já registadas”.

O mesmo documento da USITC declara que os materiais que causam o litígio são utilizados em componentes sujeitos a altas temperaturas em alguns modelos das marcas visadas à venda nos EUA, nomeadamente no BMW 228i de 2016, no Honda Accord de 2017 e no Toyota Camry de 2016. A queixa pede ainda que a USITC emita providências cautelares que impeçam a utilização destes componentes por parte das empresas visadas. A mesma entidade reguladora já fez saber que a sua decisão será feita no “menor tempo possível”, estabelecendo desde já um prazo máximo de 45 dias para concluir a investigação.

Esta não é a primeira vez que a BMW está sob investigação. Em 2016, a marca bávara foi uma das visadas numa investigação levada a cabo pelas autoridades alemãs por suspeita de violação das leis germânicas antimonopólio no processo de aquisição do aço.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.