[weglot_switcher]

Este é o carro que vai escoltar o Papa Francisco

A BMW cedeu um veículo elétrico à GNR, para a operação de segurança da peregrinação que se vai realizar na próxima semana, dias 12 e 13 de maio, em Fátima.
5 Maio 2017, 16h52

O novo reforço da GNR para escoltar o Papa Francisco, durante a visita a Fátima, nos dias 12 e 13 de maio, trata-se num BMW i8 híbrido.

Elétrico, com tração às quatro rodas, 357 cavalos de potência, dois motores, um elétrico e outro de combustão interna, a gasolina, é o que define o novo veículo, cedido pela marca às autoridades, sem qualquer custo agregado, segundo avançou a instituição.

Enquanto carro elétrico, o i8 tem uma autonomia que ronda os 37 quilómetros. No entanto, como este veículo dispõe de dois motores a funcionar, o carro pode percorrer mais de 500 quilómetros, de forma autónoma. Face à velocidade, chega do zero aos 100 em pouco menos de 5 segundos, e o consumo médio nos primeiros 100 quilómetros situa-se nos 2,1 litros aos 100.

 “É um dispositivo que vai ter diversas fases, é uma força flexível e será adaptada de acordo com as necessidades operacionais”, esclareceu o porta-voz da instituição, major Bruno Marques, acrescentando que o veículo é “capaz de prevenir, detetar, reagir e fazer cessar qualquer ilícito criminal”.

“A GNR tem esta força destacada para garantir uma peregrinação segura e tranquila”, frisou o major, que apela à colaboração das pessoas face às instruções dos militares da Guarda.

Conforme referiu a GNR, foi celebrado um protocolo entre a instituição e a marca “no sentido de testar veículos que utilizam energias renováveis para o seu funcionamento, tendo recebido três viaturas, dois BMW i3 e um BMW i8, sem qualquer custo para a instituição”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.