[weglot_switcher]

Covid-19: Portugal sai da lista alemã de países com elevada incidência de mutações

As viagens entre os dois países voltam a ser permitidas, com o Governo alemão a distinguir o nível de risco associado às diferentes regiões nacionais. Lisboa, Madeira e Algarve permanecem como zonas “de risco”.
Sascha Steinbach / EPA
12 Março 2021, 19h02

A Alemanha decidiu esta sexta-feira retirar Portugal da lista de países com elevada incidência de mutações do coronavírus, o que significa que as restrições de viagem para território português foram também levantadas. A medida entra em efeito às 00h01 do próximo dia 14 de março, informa o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

“O Governo da República Federal da Alemanha decidiu, hoje, retirar Portugal da sua lista de “países com elevada incidência de mutações do coronavírus”. Esta decisão põe fim à “proibição de transporte”, que vinha sendo aplicada a Portugal desde o dia 30 de janeiro e que impedia o transporte de pessoas a partir do nosso país, por via ferroviária, rodoviária, marítima ou aérea”, lê-se no comunicado.

O Governo alemão passa agora a distinguir os diferentes níveis de risco por cada região portuguesa, considerando “livre de risco” os Açores, Alentejo, Centro e Norte. Por outro lado, Lisboa e Vale do Tejo, Madeira e Algarve são classificados como zonas “de risco”.

Assim, apesar do levantamento da proibição de viagem a partir do território nacional, quem viajar a partir de uma zona considerada “livre de risco” continua obrigado à apresentação de um teste negativo ao coronavírus durante as primeiras 48 horas após a entrada em território alemão e ao cumprimento de quarentena.

Anteriormente, os poucos casos excecionais em que era permitido viajar para a Alemanha, como no caso de residentes no país, estavam sujeitos a um regime de duplo teste, um antes da partida e à chegada à Alemanha. A isto somava-se ainda a obrigação de cumprir quarentena.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.