[weglot_switcher]

Tecnologia Bosch quer acabar com um terço dos acidentes de moto

A Bosch, em conjunto com a Ducati, a Autotalks e a canadiana Cohda Wireless, está a desenvovler uma tecnologia de comunicação entre veículos que deverá reduzir em um terço os acidentes de moto.
29 Maio 2017, 12h49

É do senso comum que os motociclistas estão mais expostos em caso de acidente. Por isso, a Bosch está a desenvolver um sistema que se propõe diminuir em um terço os acidentes envolvendo veículos de duas rodas. O sistema está a ser desenvolvido em conjunto com Ducati, Autotalks e Cohda Wireless e utiliza a comunicação em tempo real entre os veículos para alertar tanto o motard quanto o automobilista para a presença de outro veículo e a sua direção, aumentando assim que os dois veículos se cruzem em segurança.

As informações são transmitidas num raio de 700 metros e atualizadas 10 vezes por segundo. Além da posição e direção, são também transmitidas as informações relativas à velocidade e ao tipo de veículo. Caso o sistema detete uma situação potencialmente perigosa, o motard recebe um alerta sonoro, ao passo que o automobilista será avisado por meio se um alerta no seu painel de instrumentos.

Apesar de esta nova tecnologia representar um aumento da segurança, alguns aspetos merecem atenção, nomeadamente o risco potencial de este sistema poder retirar alguma concentração aos condutores (de motos ou carros), passando a confiar mais nos alertas, dando menos atenção ao ambiente que os rodeia, e aumentando assim o risco para os veículos que não possuam este sistema e, como tal, não estejam referenciados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.