A saga Dieselgate parece não ter fim para a Volkswagen. Segundo o Financial Times (FT), a Volkswagen tem a braços a maior ação legal alguma vez apresentada contra si em território europeu. Um conjunto de 180 mil consumidores pretende ver restituído o valor pago pelos seus automóveis, o que pode significar encargos de 4,5 mil milhões de euros.
Os consumidores formam a Stichting Volkswagen Car Claim Foundation, fundada em outubro de 2015, e são representadas por várias firmas de advogados, entre elas a holandesa ADK e a Harcus Sinclair, do Reino Unido.
Damon Parker, sócio na Harcus Sinclair, diz ao FT que esta é a primeira de muitas parcerias europeias em torno desta matéria, com o objetivo de minar os esforços legais da VW, que tenta manter as ações separadas. “A VW está a forçar os consumidores a lançar ações legais na sua jurisdição”, disse Parker ao FT, acrescentando, “Estamos a tentar contornar esta situação (…) criando esta aliança pan-europeia. Queremos garantir que tantas pessoas quanto possível são ressarcidas”.
Apesar de alguns analistas dizerem que esta ação legal não será bem-sucedida, este é um claro sinal de que o Dieselgate continua a afetar a reputação da marca, numa altura em que tenta deixar para trás esta polémica.
Recorde-se que, apesar de ter acordado o pagamento de cerca de 21,5 mil milhões de euros de indemnizações nos EUA, a Volkswagen sempre recusou o pagamento de qualquer verba na Europa, alegando não ter violado lei alguma.
O único passo tomado para compensar os cerca de nove milhões de consumidores afetados na Europa foi um recall para reprogramar os veículos, mas a DECO declarou mais recentemente que os modelos reparados saem das oficinas a poluir tanto ou mais do que quando lá entraram.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com