[weglot_switcher]

Sem surpresas, Fed volta a subir as taxas de juros

Reserva Federal norte-americana subiu em 25 pontos percentuais as taxas de juro. Este é o segundo aumento do ano e o terceiro em seis meses.
Reuters
14 Junho 2017, 19h10

A Reserva Federal norte-americana subiu como esperado o intervalo da taxa de fundos federais em 25 pontos base, para entre 1% e 1,25%, a mesma escala de aumento anunciada em março. Este é o segundo aumento do ano e o terceiro em seis meses.

O anúncio foi feito no final da reunião de dois dias do Federal Federal Open Market Committee (FOMC), numa altura em que se especula sobre as nomeações para dois dos três lugares vagos no Conselho dos Governadores e que serão feitas por Donald Trump, em breve.

A Fed justificou a decisão com os dados da economia norte-americana, nomeadamente o crescimento económico e o crescimento do mercado de trabalho, sublinhando acreditar que a inflação abaixo dos 2% será transitória.

O organismo liderado por Janet Yellen apontou, ainda, que pretende reduzir o número de títulos de tesouro e títulos de hipoteca, adquiridos sobretudo durante a crise financeira entre 2007 e 2009 e no período de recessão.

“O comité atualmente espera começar a implementar um programa de normalização do balanço este ano, desde que a economia evolua amplamente como antecipado”, frisa a Fed em comunicado.

O banco central norte-americano continua assim a normalização da política monetária, iniciada em 2015, após ter pressionado as taxas para perto de 0% durante a crise financeira.

[Notícia atualizada às 19h24]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.