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Altice reclama reforço da liderança nas ‘telecoms’ em Portugal

Em termos globais, a Altice/PT mantém uma quota de 43,9% nas telecomunicações em Portugal, com 12,7 milhões de serviços, face a 30,2% da concorrente mais próxima. Operadora diz que reforçou a liderança no mercado português no primeiro trimestre de 2017 e mantém objetivo de expandir rede de fibra ótica a 5,3 milhões de lares e empresas até 2020.
4 Julho 2017, 18h37

A Altice fez hoje um comunicação ao mercado onde garante, com base nos dados da Anacom, que teve lugar um reforço da sua posição de liderança nos serviços móveis, no primeiro trimestre de 2017, com uma quota de mercado de 45,3%.

“A Altice/PT reforçou a sua liderança em serviços móveis no 1.º trimestre de 2017, com registo de crescimento da sua quota de mercado para 45,3% e atingindo 7.7 milhões de serviços ativos. O grupo confirma assim o seu posicionamento na vanguarda tecnológica, ancorado numa oferta de serviços de referência reconhecida pela generalidade dos utilizadores de serviços de comunicação em Portugal, nos vários segmentos”, referiu a empresa liderada por Paulo Neves num comunicado enviado às redações.

De acordo com os dados do regulador das telecomunicações, a Vodafone surge em segundo lugar com uma quota de mercado nos serviços móveis de 28,6%, seguida da NOS com 24,4%.

Em termos globais, a Altice/PT mantém uma quota de 43,9% nas telecomunicações em Portugal, com 12,7 milhões de serviços, face a 30,2% da concorrente NOS. As duas operadoras, que resultam em parte de empresas que até 2007 fizeram parte do grupo Portugal Telecom (PT Comunicações e PT Multimedia), têm protagonizado uma acesa rivalidade no mercado das telecomunicações e dos conteúdos.

A Altice/PT salienta no mesmo comunicado que a sua liderança está suportada no “elevado investimento em redes de nova geração de fibra”, com o objetivo de chegar a 5,3 milhões de casas e empresas até 2020, juntamente com uma “forte aposta” na rede móvel 4G, com mais de 94% de população coberta.

O presidente da PT, Paulo Neves, será orador num jantar-debate promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que terá lugar esta noite, em Lisboa.

95,1% dos portugueses utilizam serviços móveis

Segundo o mesmo relatório da Anacom, no final do primeiro trimestre de 2017 a penetração do serviço móvel ascendia a 164,1 por cada 100 habitantes, mas o regulador salienta que se  fossem apenas consideradas as estações móveis que são efetivamente utilizadas, a taxa de penetração em Portugal seria de 124,2 por cada 100 habitantes. O regulador das ‘telecom’ conclui, com base num comunicado da Marktest, que 95,1% dos residentes em Portugal são clientes de serviços telefónicos móveis.

Segundo a Anacom, o número de aparelhos móveis habilitados a utilizar serviços de telecomunicações em Portugal é de 17 milhões. Destes, 12,8 milhões foram efetivamente utilizados, sendo que excluindo os ‘tablets’ e ‘PC’ este número foi de 11,5 milhões, menos 0,5% que no trimestre anterior. Segundo dados da Marktest citados no relatório da ANACOM, em março de 2017 cerca de 39,7% dos clientes residenciais de serviços telefónicos móveis em Portugal subscreveram este serviço no âmbito de uma oferta em pacote que integra serviços prestados em local fixo, ou seja, pacotes ‘multiple play’ que incluem telefone fixo, Internet ou ‘pay tv’.

A Altice/PT é também líder nos aparelhos móveis com utilização efetiva, seguida da Vodafone, com 30,7%, de acordo com a Anacom. “A NOS, com uma quota de 23,5%, foi o prestador que registou o maior aumento no número de estações efetivamente utilizadas no período em análise”, referiu o regulador.

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