A francesa Altice tem praticamente fechado o negócio de compra da Media Capital, empresa que detém a estação de televisão TVI, que lidera o mercado em Portugal. À hora de fecho da edição em papel do Jornal Económico, tudo está preparado para que o negócio com a Prisa seja formalmente anunciado, depois da comunicação ao mercado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Fonte conhecedora do processo disse ao Jornal Económico que este negócio, depois de concluído, terá de ser apreciado pelos regulares da concorrência (AdC), do setor da comunicação social (ERC) e das telecomunicações (Anacom). Isto fará com que o processo só possa estar concluído no final do ano.
Na primeira semana de julho, o presidente executivo da PT Portugal, Paulo Neves, confirmou as conversações entre a Altice e a Prisa. “A única coisa que digo é que estamos a falar”, disse, quando questionado pelos jornalistas sobre as negociações para a eventual compra da Media Capital.
A Prisa decidiu avançar com a venda da Media Capital, dona da TVI, a estação líder em Portugal, enquadrado num plano de venda de vários ativos para reduzir a dívida bancária. Tal como o Jornal Económico tinha noticiado no final de junho, a dona da PT Portugal tinha informado que iniciou contactos exploratório para comprar a Media Capital, que controla a TVI, ao grupo espanhol Prisa.
“Em resposta a uma solicitação dirigida pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Altive NV confirma que iniciou interlocuções exploratórias com a Promotora de Informaciones, S.A. (Prisa) relativas à potencial aquisição da participação da Prisa na Media Capital SGPS S.A, grupo português do sector dos media, com posições de liderança em televisão, produção audiovisual, rádio, digital, música e entretenimento”, disse a Altice, num comunicado divulgado no site da CMVM pela Media Capital.
Não foi a primeira vez que surgiram informações a respeito de um eventual interesse da Altice no setor dos media em Portugal, mas até à data não tinha avançado nenhuma transação. A compra de uma empresa de conteúdos como a Media Capital – dona da maior estação de televisão em sinal aberto em Portugal -, permite à ‘telecom’ reforçar significativamente a sua oferta.
A PT Portugal foi vendida à francesa Altice, em 2015, depois de ter sido integrada no grupo de telecomunicações brasileiro Oi.
Artigo publicado na edição digital do Jornal Económico. Assine aqui para ter acesso aos nossos conteúdos em primeira mão.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com