[weglot_switcher]

Luzes, vintage urbano e cozinha indiana

Descubra algumas sugestões de lazer do Jornal Económico para este fim-de-semana (e não só) na cidade do Porto.
14 Julho 2017, 10h30

Um parque cheio de luz

A magia instalou-se na cidade do Porto. A instalação “Há Luz no Parque” invade o Parque de Serralves. Entre os meses de julho e agosto venha conhecer ou revisitar os percursos do parque e deslumbrar-se com os elementos especialmente construídos para esta edição. Todos decorativamente iluminados, transformam o ambiente noturno do parque numa experiência única de magia e luz. Enquanto decorre a instalação poderá também assistir a concertos, acompanhar as visitas guiadas que contam a história do Parque ou aproveitar os workshops de fotografia noturna. “Há Luz no Parque” aproxima a visão da obra de José Álvaro Morais (1943-2004), um dos cineastas mais representativos da geração “Novo Cinema Português” da década de 1960, e constitui uma oportunidade única para redescobrir um cineasta que, em apenas oito filmes, conseguiu questionar e representar Portugal de uma forma tão livre e luminosa.

Parque Serralves / Até 28 de agosto / Preço: 5 – 7 euros

 

SEXTA-FEIRA

Mês da música jazz

O mês de julho é dedicado à música jazz,. Esta manifestação artístico-musical oriunda de Chicago, Nova Iorque e Nova Orleães percorre o país de norte a sul. No Porto, este género musical é celebrado através do Jazz no Parque. A 26ª edição do evento decorre até 26 de julho e cruza no mesmo palco músicos nacionais e internacionais. Uma qualidade musical que reflete a criatividade e a alma transcultural do jazz contemporâneo. Este ano, o evento aposta numa programação forte e centra-se no diálogo do jazz com outras formas musicais. Mais. Há estreias absolutas neste festival, como os projetos Rodrigo Amado Northern Liberties, Spinifex Plus e Joelle Léandre X 5.

Parque de Serralves / Até 16 de julho / Preço: 16 – 18 euros

 

SÁBADO

A caminho da Índia

Gosta de especiarias e de gastronomia indiana? Então, que tal conhecer melhor esta cozinha saborosa e aprender a fazer algumas iguarias? Grishma Bhikhabhai irá ensinar-lhe os segredos das deliciosas chamuças, o verdadeiro caril e tantos outros temperos e sabores exóticos da cozinha indiana. Grishma nasceu na Índiamas vive em Portugal há vários anos. A sua paixão pela cozinha resulta das influências da mãe e da sogra, com as quais aprendeu muitos segredos. Um dia, decidiu partilhar os seus conhecimentos e tornou-se na mentora do workshop. Formadora há vários anos, não se cansa de ensinar o que de melhor tem a cozinha indiana vegetariana/vegana.

Workshops Pop Up

15 de julho 15h-18h / Info: www.workshops-popup.com / Preço: 25 euros

 

DOMINGO

Vintage urbano

Procura algo vintage para si? Quer oferecer algo diferente a alguém muito especial? Experimente procurar na feira que se realiza no primeiro fim de semana e no terceiro domingo de cada mês. A Rua das Galerias de Paris transforma-se numa feira de artesanato urbano com muito bom gosto e… ao ar livre! Descubra ou deixe-se perder entre tanta oferta de antiguidades. Para todas as idades e gostos, desde brinquedos de madeira, bijuteria, artigos de decoração para a casa, pinturas, livros, sabonetes, arte floral, máquinas fotográficas, cartazes, postais, malas, relógios, têxteis, doces, compotas e muito, muito mais.

Rua Galeria de Paris / 16 de julho / Preço: gratuito

 

QUARTA-FEIRA

Uma peça do passado que pertence à realidade

O Teatro Braga regressa ao palco do Teatro Nacional de São João com o “Despertar da Primavera”, uma peça de Frank Wedekind que causou grande choque em 1891. Aborda a tragédia da juventude através de temas complexos e delicados como a violação, a sexualidade, o aborto, a morte ou o suicídio. O texto do Wedekind é apenas um ponto de partida. A tradução de José Maria Vieira Mendes inspira-se no texto e cria uma linguagem que mistura expressões do século XIX. Uma espécie de carnavalização da língua e dos costumes, cheia de sarcasmos e canções ridículas. Um espetáculo triste e divertido ao mesmo tempo.

Teatro Nacional São João
13 – 23 de julho; quarta-feira e sábado 19h, quinta-feira e sexta-feira 21h, domingo 16h
Preço: 7,50 – 16 euros

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.