[weglot_switcher]

Comissário Europeu ‘descobre’ energias limpas da InnoEnergy

Comissário Europeu das Energias veio conhecer os processos de energias limpas que a empresa desenvolve em Portugal.
20 Julho 2017, 19h45

O Comissário Europeu com o pelouro das Energias, Maroš Šefcovic, veioa  Portugal no âmbito da sua Energy Union Tour, e quis conhecer a realidade da atividade da InnoEnergy.

Como Vice-Presidente da Comissão Europeia e responsável pelo pelouro das Energias, o Comissário Šefcovic esteve em Portugal como parte da sua Energy Union Tour, com o objetivo de ver em primeira-mão alguns exemplos da liderança portuguesa no sector da energia limpa.

A visita à InnoEnergy e aos seus colaboradores inovadores em Portugal,serviu para reconhecer o desenvolvimento do país e o potencial posicionamento como líder no setor das energias limpas.”

“A Innoenergy teve o prazer de receber o Comissário Maroš Šefcovic em Lisboa, apresentando-lhe o seu contributo para as energias limpas através de algumas inovações portuguesas que apoia”, avançou o referido comunicado

O Comissário Šefcovic encontrou-se com Andreia Fernandes, a ‘country manager’ da InnoEnergy em Portugal, no Hotel Tivoli Avenida.

O Comissário Europeu das Energias conheceu alguns exemplos do trabalho que a InnoEnergy realiza em Portugal bem como’start-ups’ inovadoras por ela apoiadas.

A InnoEnergy, também financiada pela União Europeia, existe para acelerar a inovação no sector da energia limpa na Europa.

“Porém, em vez de simplesmente providenciar financiamento, a InnoEnergy apoia e conduz os seus inovadores em direção à comercialização, através de uma coordenação com a sua extensa rede de parceiros industriais, académicos e governamentais”, explica o referido comunicado da InnoEnergy.

“Foi uma honra receber o Comissário Šefcovic e poder mostrar-lhe algumas das fantásticas inovações que temos a oportunidade de apoiar”, referiu Andreia Fernandes.

A mesma responsável acrescentou que, “para os inovadores em Portugal e para o resto da Europa, esperamos que esta visita mostre o interesse que a Comissão tem na inovação em energia limpa, bem como o valor da rede InnoEnergy ao nível dos decisores políticos e influenciadores da indústria.”

O Comissário Šefcovic encontrou-se ainda com um dos casos de sucesso da InnoEnergy em Portugal, a ProDrone.

A empresa sedeada em Lisboa usa veículos aéreos não tripulados, desenvolvidos para inspecionar turbinas eólicas de maneira mais segura e económica.

A empresa participa há algum tempo no programa da InnoEnergy e em 2015 ganhou a competição InnoEnergy Business Booster, onde competia com 105 outras inovações em energia limpa europeias.

A InnoEnergy tem também apoiado outros casos de sucesso no campo da inovação em energias limpas, como é o caso da BeOn, que criou um microinversor para fotovoltaicos; e a C2C New Cap, com o seu supercondensador – ambos estiveram também presentes no jantar com o Comissário Europeu.

Paralelamente, a InnoEnergy também desenvolve quatro programas de mestrado em Portugal, com 90 alunos inscritos, promovendo a criação da próxima geração de inovadores de energia limpa no país.

“Portugal já liderou o caminho da energia limpa em tantas vertentes – veja-se o caso da Principle Power, com o projeto pioneiro a nível mundial para tecnologias eólicas’offshore’, o WindFloat”, diz Diego Pavia, CEO da InnoEnergy.

“Já ajudámos a comercializar este projeto e continuamos a trabalhar para ajudar inovadores portugueses a serem pioneiros em tantos outros. As simpáticas palavras do Comissário Šefcovic representam uma grande validação do nosso trabalho”, concluiu este responsável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.