O Comissário Europeu com o pelouro das Energias, Maroš Šefcovic, veioa Portugal no âmbito da sua Energy Union Tour, e quis conhecer a realidade da atividade da InnoEnergy.
Como Vice-Presidente da Comissão Europeia e responsável pelo pelouro das Energias, o Comissário Šefcovic esteve em Portugal como parte da sua Energy Union Tour, com o objetivo de ver em primeira-mão alguns exemplos da liderança portuguesa no sector da energia limpa.
A visita à InnoEnergy e aos seus colaboradores inovadores em Portugal,serviu para reconhecer o desenvolvimento do país e o potencial posicionamento como líder no setor das energias limpas.”
“A Innoenergy teve o prazer de receber o Comissário Maroš Šefcovic em Lisboa, apresentando-lhe o seu contributo para as energias limpas através de algumas inovações portuguesas que apoia”, avançou o referido comunicado
O Comissário Šefcovic encontrou-se com Andreia Fernandes, a ‘country manager’ da InnoEnergy em Portugal, no Hotel Tivoli Avenida.
O Comissário Europeu das Energias conheceu alguns exemplos do trabalho que a InnoEnergy realiza em Portugal bem como’start-ups’ inovadoras por ela apoiadas.
A InnoEnergy, também financiada pela União Europeia, existe para acelerar a inovação no sector da energia limpa na Europa.
“Porém, em vez de simplesmente providenciar financiamento, a InnoEnergy apoia e conduz os seus inovadores em direção à comercialização, através de uma coordenação com a sua extensa rede de parceiros industriais, académicos e governamentais”, explica o referido comunicado da InnoEnergy.
“Foi uma honra receber o Comissário Šefcovic e poder mostrar-lhe algumas das fantásticas inovações que temos a oportunidade de apoiar”, referiu Andreia Fernandes.
A mesma responsável acrescentou que, “para os inovadores em Portugal e para o resto da Europa, esperamos que esta visita mostre o interesse que a Comissão tem na inovação em energia limpa, bem como o valor da rede InnoEnergy ao nível dos decisores políticos e influenciadores da indústria.”
O Comissário Šefcovic encontrou-se ainda com um dos casos de sucesso da InnoEnergy em Portugal, a ProDrone.
A empresa sedeada em Lisboa usa veículos aéreos não tripulados, desenvolvidos para inspecionar turbinas eólicas de maneira mais segura e económica.
A empresa participa há algum tempo no programa da InnoEnergy e em 2015 ganhou a competição InnoEnergy Business Booster, onde competia com 105 outras inovações em energia limpa europeias.
A InnoEnergy tem também apoiado outros casos de sucesso no campo da inovação em energias limpas, como é o caso da BeOn, que criou um microinversor para fotovoltaicos; e a C2C New Cap, com o seu supercondensador – ambos estiveram também presentes no jantar com o Comissário Europeu.
Paralelamente, a InnoEnergy também desenvolve quatro programas de mestrado em Portugal, com 90 alunos inscritos, promovendo a criação da próxima geração de inovadores de energia limpa no país.
“Portugal já liderou o caminho da energia limpa em tantas vertentes – veja-se o caso da Principle Power, com o projeto pioneiro a nível mundial para tecnologias eólicas’offshore’, o WindFloat”, diz Diego Pavia, CEO da InnoEnergy.
“Já ajudámos a comercializar este projeto e continuamos a trabalhar para ajudar inovadores portugueses a serem pioneiros em tantos outros. As simpáticas palavras do Comissário Šefcovic representam uma grande validação do nosso trabalho”, concluiu este responsável.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com