[weglot_switcher]

Audi, Volkswagen e Porsche chamam 850 mil carros à oficina

As três marcas do universo Volkswagen chama às oficinas um total de 850 mil automóveis um pouco por todo o mundo. Em causa está a atualização do software de controlo de emissões.
21 Julho 2017, 13h19

Audi, Porsche e Volkswagen, todas marcas do Grupo Volkswagen, chamam às oficinas um total de 850 mil unidades em todo o mundo, exceto nos EUA e no Canadá. Os visados serão os veículos equipados com motores de seis e oito cilindros a gasóleo, que verão o software de controlo de emissões ser atualizado para cumprir as normas EU5 e EU6.

Em comunicado, o Grupo Volkswagen afirma que o processo é voluntário e que “a Audi pretende manter a viabilidade dos motores a gasóleo para os seus consumidores e contribuir para a melhoria da qualidade do ar”. Anunciando que com a atualização de software, os veículos visados passarão a consumir menos, o Grupo acredita que “estes motores vão ajudar a alcançar as ambiciosas metas de emissões de CO2 na Europa, outra das razões para este programa de recolha”.

A Audi, marca do grupo que encabeça o processo, reconhece estar a ser alvo de uma investigação por parte da autoridade alemã do automóvel, a KBA, que ainda não foi concluída. “Se essas investigações resultarem em mais consequências, a Audi irá, obviamente, implementar as soluções técnicas necessárias”, refere o comunicado.

Recorde-se que, na passada terça-feira, a Mercedes-Benz iniciou também um processo de recolha de automóveis Diesel na Europa, no seguimento de várias notícias dadas pela imprensa alemã de que a marca da estrela teria, entre 2008 e 2016, vendido nos Estados Unidos e na Europa veículos com emissões de gases poluentes acima do permitido por lei.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.