[weglot_switcher]

Optimal vende Optime Investments ao Emerald Group

O Emerald Group concluiu esta terça-feira a aquisição de 68% do capital da Optime Investments, detendo agora a totalidade da empresa de capital de risco. Segundo Jorge Tomé, a operação resulta de um rearranjo da estrutura acionista. A sociedade Emerald Group deixa de ser acionista da Optimal.
19 Março 2021, 18h55

A Optimal Investments, detida maioritariamente por Jorge Tomé, Paulo Tenente e José Maria Ricciardi, vendeu a subsidiária especializada em capital de risco – a Optime Investments – ao grupo angolano Emerald Group, que era seu acionista.

Segundo Jorge Tomé, a operação resulta de um rearranjo da estrutura acionista. Isto é, a sociedade Emerald Group (do advogado e empresário angolano N’Gunu Tiny) era acionista da Optimal e sai da estrutura acionista da sociedade de assessoria financeira focada em Corporate Finance e Investment Advisory. Em troca recebe as ações da sociedade de capital de risco Optime Investments. Pelo que a venda é feita ao valor nominal das ações.

Portanto, para já, a Optimal deixa de ter essa atividade no seu portfólio.

O Emerald Group concluiu esta terça-feira a aquisição de 68% do capital da Optime Investments, detendo agora a totalidade da empresa.

O conselho de administração é presidido por Pedro Cardoso, ex-presidente do BNU em Macau, noticiou o Jornal de Negócios e o Eco. Os dois jornais, que citam um comunicado, revelam que o conselho de administração será ainda composto por Pedro Jordão, que até recentemente liderou a Direção Operações Bancárias do Banco Atlântico Europa e Paulo Dinis, antigo managing director da Accenture.

A operação foi concluída através da holding para investimentos estratégicos na Europa, Emerald Europe, que tem sede em Lisboa.

A Optime Investments foi constituída em 2016, e tem a sua atividade focada na dinamização do investimento nos  mercados de capital privado (Private Equity) e capital de risco, em especial nos setores da indústria, alimentação, energia, banca e seguros, tecnologia, infraestruturas, turismo, imobiliário e empreendedorismo social.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.