Na fotografia, uma casa de madeira que flutua, cenário potencialmente idílico, acompanhada do texto: “Como passar um dia – ou uma viagem inteira – sem pôr os pés na terra. A sua próxima viagem aquática, começa aqui.”
O convite parece irrecusável, mas não passou despercebido, pelos piores motivos. É que esta campanha de marketing da Airbnb foi lançada, precisamente no dia em que o furacão Harvey atingiu o Texas, com todas as forças.
A empresa americana, nascida na Califórnia, achou por bem enviar a comunicação aos clientes, a 28 de agosto, com o tema: “Casas flutuantes, cascatas, e mais razões para viajar”. O email marketing conta com uma série de anúncios de casas, com o tema da água como pano de fundo, para inspirar os clientes para a próxima viagem. E convida os clientes: “Fique em cima da água”, sugerindo para viverem a vida aquática em casa flutuantes.
Mas o Quartz não perdoou e considera que “o email marketing é inconcebível”. Muitos utilizadores do Twitter criticaram o ‘timing’ desta comunicação. Entretanto, um porta-voz da Airbnb, que falou com o Quartz via email, já pediu desculpa pelo momento da campanha de marketing, que admitiu: “foi insensível”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com