O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avançou que este sábado estão em risco máximo de incêndio treze concelhos do interior Centro e do Algarve, sendo eles Marvão, Nisa e Gavião, no distrito de Portalegre, Abrantes e Mação, em Santarém, Vila de Rei, Sertã, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão, em Castelo Branco, e Tavira, Castro Marim, Alcoutim e São Brás de Alportel, no sul do país, avança a Lusa.
Além destes concelhos, o IPMA informa de que estão ainda em risco muito elevado outros mais de 60 municípios, especialmente os localizados no interior das regiões Norte e Centro e no Algarve, ao passo que a maioria dos restantes concelhos do Norte e Centro se encontram em risco elevado e praticamente toda a região alentejana apresenta risco moderado.
O IPMA determina o risco de incêndio através de cinco níveis, variáveis entre “Reduzido” e “Máximo”, sendo o seu cálculo feito baseado nos valores observados às 13 horas de cada dia face à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Neste sábado, o instituto prevê céu pouco nublado para o continente, vento fraco a moderado, ligeiramente mais forte no leste nas terras altas até meio da manhã, e uma ligeira subida da temperatura no litoral oeste.
Em Santarém, está prevista a temperatura máxima de 36º Celsius, 35º em Beja, 33º em Lisboa e 32º em Faro, Castelo Branco e Portalegre.
Para o Porto, as temperaturas máximas vão rondar os 29º, em Bragança 27º, e em Viana do Castelo e na Guarda 26º.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com