A última semana de setembro vai trazer mais 871 inspetores tributários de carreira, através da efetividade dos inspetores em estágio no Fisco, desde janeiro de 2015. O processo, que deveria ter terminado ao fim de um ano de estágio, acabou por terminar ao fim de dois anos e meio, ou seja, mais tempo do que o previsto por lei, avança o Público.
No entanto, o número de novos inspetores efetivos apresenta-se abaixo do reforço de mil novos inspetores na administração fiscal previsto em 2012, altura em que o processo, integrado no plano da troika, foi lançado pelo Governo anterior e pela autoridade tributária. Mas não é novidade, uma vez que o número de profissionais que entrou em estágio no início de 2015 já era inferior ao calculado.
O Público refere, ainda, que dos 871 profissionais que integram agora os quadros administrativos fiscais, 461 já eram funcionários dos quadros da autoridade tributária. Segundo avançou a AT ao jornal, a prioridade nas funções dos estagiários, quer nas direções de finanças regionais pelo país, quer nos serviços centrais, passa por reforçar as unidades “com elevada complexidade técnica e no âmbito da troca de informações antifraude e grandes contribuintes”, decisão que ocorre no momento em que centenas de países vão, entre si, partilhar mais informações financeiras.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com