Foi no dia 27 de agosto que o jogador partilhou na sua página do Facebook um vídeo para promover uma campanha de crowdfunding com a finalidade inicial de 200 mil dólares, tendo o próprio entrado com os primeiros 100 mil. Os utilizadores da rede social, sensibilizados, completaram a primeira meta em menos de duas horas, relata o jornal Expresso. Posteriormente, Watt traçou novas metas: a segunda era atingir 500 mil dólares, depois 1 milhão, 1,5 milhões, 4 milhões e por aí adiante.
Esta terça-feira, nove dias depois do lançamento da campanha, Watt aumentou o objetivo para 20 milhões de dólares, dos quais 1 milhão foi doado pela apresentadora Ellen Degeneres, em colaboração com a Wallmart, e, ainda, 200 mil pelo rapper Drake.
Mas a sensibilização dos utilizadores chegou por outros meios, além do dinheiro. Dez camiões com água, comida, roupa e geradores viajaram cerca de 2 mil quilómetros de distância, da cidade natal do jogador, Pewaukee, até Houston, para satisfazer as necessidades essenciais das milhares de pessoas afetadas pelo desastre natural. É a sua mãe, Connie, a responsável por gerir os mantimentos, que começaram a ser distribuídos, juntamente com as doações, pelo defensive end , por vários colegas seus e mais de cem voluntários.
Surpreendido com o êxito que a campanha tem sido, Watt procura sempre novas formas de se aconselhar sobre as melhores formas de aplicar o dinheiro recolhido, junto de especialistas, entre eles o quarterback de New Orleans, Drew Brees, que já em 2005 participou ativamente na reconstrução da cidade após o furacão Katrina.
“Já falei com algumas empresas que ajudaram na altura do Katrina para saber o que correu mal e o que podemos fazer melhor desta vez. O melhor conselho que me deram foi para esperar o tempo que for necessário, de forma a garantir que o dinheiro é bem aplicado”, frisou o jogador, citado pelo Expresso, reconhecendo “que as pessoas estão a confiar-me o seu dinheiro e a confiar que eu tome as decisões mais acertadas. Assim que vou ter paciência e dar tempo: quero ter a certeza que faço o que está correto, até porque este será um projeto a longo prazo”, uma vez que, de acordo com as autoridades locais, a reconstrução e recuperação da cidade pode levar anos, além de custar 180 mil milhões de dólares (cerca de 152 mil milhões de euros), valor superior ao gasto em 2005.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com