Portugal é o quinto país europeu com o maior crescimento no consumo de bens de grande consumo, no segundo trimestre do ano, segundo o relatório ‘Growth Reporter’ da Nielsen. O consumo nacional aumentou 3,7% em volume e uma inflação de 2,4%, totalizando um aumento em valor de 6,1% face ao período homólogo, colocando Portugal acima da média europeia.
Na Europa, os bens de grande consumo registaram uma evolução de preços de 2% e um aumento de volume de 1,7%, totalizando um aumento de vendas em valor de 3,7%.
Portugal fixa-se, assim, entre os cinco países nos quais o consumo deste tipo de bens mais cresceu, apenas precedido pela Turquia, a Eslováquia, a Áustria e a Hungria.
“O aumento de volumes registado em Portugal confirma o bom desempenho e a recuperação do consumo nacional, enquanto o aumento de preços verificado demonstra que o país está a sair de um cenário de deflação”, diz Ana Paula Barbosa, Retailer Services Director da Nielsen, em comunicado, acrescentando que “com maiores volumes e preços mais altos, verifica-se um crescimento nominal de 6,1%”.
As bebidas (9% as alcoólicas e 14% as não alcoólicas), os congelados (4%) e a higiene do lar (4%) registam o maior contributo para o crescimento dos bens de grande consumo.
Ana Paula Barbosa salienta que “para além de mais confiante, o consumidor português tem demonstrado um maior interesse em produtos premium, estando disposto a pagar preços mais elevados por produtos de maior qualidade e que lhes proporcionem uma boa experiência”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com