Os mais recentes dados do Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) mostram que 617 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo não têm os níveis mínimos de proficiência em leitura e matemática.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, esta situação indica “uma crise de aprendizagem”, que pode mesmo ameaçar as metas das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Mais de 387 milhões de crianças da escola primária (56%) e 230 milhões de adolescentes do ensino secundário (61%) não alcançaram os níveis mínimos em leitura e matemática.
A África subsariana tem o maior número destes casos: 202 milhões de crianças e adolescentes.
“Maioria que não atinge níveis mínimos está na escola”
“O mais surpreendente – e alarmante – é o facto de dois terços das crianças que não atingem os níveis mínimos estão na escola”, escreve a UNESCO. Das 387 milhões de crianças em idade escola e incapazes de ler com eficiência, 262 milhões frequentam a escola. Há também cerca de 137 milhões de adolescentes no secundário que não conseguem atingir os mesmos níveis mínimos.
A UNESCO aponta três falhas principais: a falta de acesso à escola, a incapacidade de reter todas as crianças na escola e mantê-las no bom caminho e, em terceiro lugar, a (falta de ) qualidade da educação.
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