Vivem-se dias de incerteza em Barcelona com as dúvidas em torno da realização do referendo previsto para dia 1 de outubro e no qual os catalães devem decidir se querem continuar ligados a Espanha. Se esta situação se concretizar, e a Catalunha se tornar independente, o clube blaugrana poderá ver-se obrigado a marcar uma nova consulta, desta vez aos sócios.
Fontes do clube culé asseguram à La Gazzetta dello Sport, de acordo com artigo do El Economista, que, no caso de se concretizar a independência da Catalunha, o FC Barcelona terá de marcar um segundo referendo para fazer uma pergunta fundamental aos sócios: em que Liga deve jogar o FC Barcelona.
Esta é uma questão fundamental uma vez que, garantida a independência, o destino do FC Barcelona passará sempre por outra liga, que não a espanhola. A esse respeito, o presidente da Liga espanhola já garantiu que “o Barça e os outros clubes catalães não teriam lugar na La Liga”.
Por estes dias, esse é um tema muito falado na Catalunha. A imprensa espanhola aventa a possibilidade da França tornar-se opção para os ‘culés’ se a Catalunha for independente. “Existem três países que tem acordos semelhantes (que aceitam clubes de fora) pelo que o Barcelona tem a sorte de poder escolher em que liga vai jogar”, referiu o presidente do Comité Olímpico da Catalunha, Gerard Esteva.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com