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“Portugal está virado para o mundo”: Reputação aumenta nos últimos cinco anos

Condições para trabalhar ou fazer negócios, subiu 25 pontos em 5 anos, passando de um nível de vulnerabilidade para um nível forte, ou a Educação são as áreas com maior evolução.
27 Setembro 2017, 16h49

A reputação de Portugal tem aumentado nos últimos cinco anos, impulsionada pela avaliação do público externo. Na avaliação de 2017 aumentou quatro pontos face ao ano passado, segundo o estudo da On Strategy sobre a reputação de Portugal junto do público externo (G20) e interno em três dimensões: ambiente governamental, económico e social publicado esta terça-feira.

As condições para trabalhar ou fazer negócios, que subiu 25 pontos em 5 anos, passando de um nível de vulnerabilidade para um nível forte, ou a Educação são as áreas com maior evolução.

Em 2017, Portugal conquista uma classificação do público externo de 71,3 pontos, face aos 62,8 pontos atribuídos pelos portugueses.

A maior divergência entre a pontuação conferida por portugueses e pelo público externo regista-se na avaliação do ambiente governamental, que avalia a ética, idoneidade e transparência dos representantes políticos e das políticas sociais e económicas adotadas. Os portugueses atribuem uma reputação de 41 pontos (mais 2 pontos do que em 2016), em comparação com os 62 pontos dados pelo público estrangeiro (cerca de 3 pontos mais relativamente ao ano passado).

“A reputação de um país, seja a nível interno ou externo, tem um impacto significativo no seu desenvolvimento. Portugal já não precisa de grandes apresentações e este estudo demonstra que, cada vez mais, Portugal encontra-se virado para o mundo e que o mundo nos conhece cada vez melhor”, diz Pedro Tavares, Partner e CEO da OnSrategy.

No ambiente económico – que se foca na força e contribuição dos produtos e serviços nacionais para a economia global, na qualidade dos recursos humanos e nos avanços da tecnologia – Portugal tem uma classificação externa de 66,5 pontos e dos portugueses de 64,1.

Já sobre a qualidade dos produtos e serviços nacionais (78 pontos face aos 68 pontos do público externo) e a competência e qualidade dos Recursos Humanos (71,8 pontos, contra 66,7), os portugueses são os que dão maior pontuação.

“É também com bom grado que vemos que a reputação de Portugal aos olhos dos portugueses aumentou em todas as questões face ao ano passado, o que demonstra que, apesar de termos ainda um caminho a percorrer, nomeadamente ao nível da imagem do nosso Governo e das políticas governamentais, os portugueses estão mais orgulhosos e confiantes no seu País.”, frisa Pedro Tavares.

O ambiente social é o que conquista os maiores elogios e subidas de ambas as partes, conquistando um “excelente” na avaliação em 2017.

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