[weglot_switcher]

Banco Finantia e Santander apoiam José de Mello Saúde

Bancos de investimento assessoraram emissão de dívida de 50 milhões de euros realizada pelo grupo José de Mello Saúde.
2 Outubro 2017, 07h15

A José de Mello Saúde, dona dos hospitais CUF, anunciou esta semana a conclusão dos termos de uma emissão de obrigações no valor de 50 milhões de euros. A operação realizada pelo grupo liderado por Vasco de Mello contou com o Banco Finantia e com o Santander Totta como ‘joint lead managers’, referiu a empresa em comunicado.

A operação constitui mais uma etapa do processo de refinanciamento da dívida do grupo, que assim reduz os encargos financeiros e fica com capacidade para avançar com novos projetos.

“Com este empréstimo obrigacionista a José de Mello Saúde, S.A. pretende refinanciar a atividade corrente e fazer face a novas oportunidades de investimento, bem como alargar a maturidade média da sua dívida”, adiantou o grupo.

A emissão colocada esta semana tem um prazo de seis anos e uma taxa de juro fixa de 4%, tendo sido colocada junto de investidores institucionais.

Segundo o grupo José de Mello, 20% dos títulos foram colocados junto de investidores internacionais, tendo sido solicitada a admissão à negociação das obrigações na Euronext Lisbon e na Luxembourg Stock Exchange.

O capital da José de Mello Saúde é detido pela José de Mello SGPS em 65,85%, pela Fundação Amélia de Mello em 4,15% e pela Farminveste em 30%.

Grupo vai investir 200 milhões em novos hospitais até 2020

A José de Mello Saúde tem aproveitado o processo de refinanciamento da dívida e de melhoria da rentabilidade para apostar em novas unidades de saúde. No início de julho, o grupo apresentou o novo hospital CUF Sintra, que representa um investimento de 30 milhões de euros. Entre 2016 e 2020, o grupo tem planeados mais de 200 milhões de euros de investimento em novas unidades hospitalares e no reforço das já existentes. Em Sintra, o novo hospital CUF vai nascer nas antigas instalações da Schering e substituirá a atual Clínica CUF Sintra. Serão criados 345 postos de trabalho diretos.

Com este investimento, a José de Mello Saúde passará a gerir uma rede de hospitais – CUF Infante Santo, CUF Descobertas, CUF Cascais, CUF Porto, CUF Torres Vedras, CUF Viseu, CUF Santarém e CUF Sintra –, além de sete clínicas.

O grupo gere também os hospitais de Braga e de Vila Franca de Xira, em regime de parceria público-privada.

Até 2020, a José de Mello Saúde prevê investir 100 milhões de euros na construção do Hospital CUF Tejo, em Alcântara, e 50 milhões de euros na expansão do Hospital CUF Descobertas.

A Clínica CUF Almada representa um investimento da ordem dos 15 milhões de euros, a que acresce a expansão do CUF Cascais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.