Em que consiste o projeto SharingBox?
A SharingBox é uma iniciativa de solidariedade social da Sharing Foundation, desenvolvida pelo Colégio Internacional Sharing School – Madeira, em parceria com a Altanticulture e com o apoio do Diário de Notícias da Madeira. Neste âmbito, promovemos, durante o Funchal Fashion Week, uma ação de recolha de roupa e calçado com a mensagem “Se para ti está fora de moda. Deixa aqui a roupa que já não usas e ajuda quem mais precisa.” para apoiar os mais necessitados através de uma das associações inseridas na nossa comunidade. Desta forma, o projeto materializou-se através da colocação de uma caixa na Praça do Município e no campus da APEL em que todos puderam depositar roupa e calçado que já não utilizavam, dando assim uma nova vida a esses bens e beneficiando quem mais precisa. Nesta primeira iniciativa as mais de quinhentas peças de roupa recolhidas foram entregues à Associação Olho-te.
Por que razão escolheram a Associação Olho-te?
A Associação Olho-te é sem dúvida um projeto de grande valor na comunidade onde se insere. Por ter uma vertente cultural muito forte, defende valores que coincidem com os da Sharing Foundation e por isso identificamo-nos com o trabalho que desenvolve. Trata-se de um projeto, que através das artes, nomeadamente o teatro, possibilita a inclusão e participação da comunidade local, visando a reabilitação, intervenção, inclusão, participação ativa e cidadania da população do Bairro Social Nazaré, em São Martinho, no Funchal.
Irão promover mais ações deste género?
Sim, estão previstas mais ações para ajudar diversas associações da ilha da Madeira, nomeadamente no período do Natal, da Páscoa e das férias de verão. Durante o mês de dezembro, vamos promover a recolha de roupa, alimentos e brinquedos para proporcionar um Natal diferente às crianças que, por diversos motivos, não têm a possibilidade de celebrar a quadra natalícia em família. No próximo ano, durante os meses de março e abril, vamos também fazer uma recolha de alimentos para proporcionar um almoço de Páscoa digno a todos aqueles que passam dificuldades. E ainda, durante o mês julho, vamos promover a recolha de roupas de campo e praia, protetores solares e diversos equipamentos de atividades ao ar livre para que diversas crianças possam ter um verão melhor. Este foi apenas o primeiro passo de um grande projeto que muito orgulha a nossa instituição e que envolveu alunos, pais, professores, funcionários e muitos amigos e cidadãos.
Este tipo de iniciativas são uma mais valia para a formação dos vossos alunos?
Acreditamos que sim. Este tipo de iniciativas representa os valores que defendemos na formação base dos nossos alunos: o respeito por si, pelos outros e pela comunidade em geral. Esta é uma forma de envolver os nossos alunos e as suas famílias, bem como professores e funcionários, com as diferentes realidades vividas na comunidade e uma forma de fomentar o espírito de entreajuda e solidariedade para com os nossos pares. Com um ensino multicultural e multilingue, no Colégio Internacional Sharing School preparamos as gerações futuras para os desafios de uma sociedade cada vez mais global e competitiva, com consciência das diferenças sociais, culturais e económicas de cada individuo. A nossa formação está também empenhada em capacitar os nossos alunos para pensarem em prol do bem comum e desenvolverem ao longo da sua vida um mundo mais equilibrado e igualitário.
O que distingue, em sua opinião, o ensino ministrado no Colégio Internacional Sharing School?
O que nos distingue é a aposta num ensino multilingue e multicultural. Recebemos alunos dos 3 aos 16 anos de qualquer nacionalidade, em que implementamos a aprendizagem do inglês e do português desse o início do percurso académico, saindo os alunos da nossa escola a falarem fluentemente 5 das 7 línguas que fazem parte do nosso currículo. Investimos numa formação que prepara os alunos através de aulas que os incentivam a pensar de forma crítica e analítica sobre as mais diversas temáticas, respeitando sempre as diferenças de uma sociedade cada vez mais globalizada. Para além disso, este é o primeiro ano em que disponibilizamos uma educação certificada pela IBO – International Baccalaurete Organization – desde o primeiro até ao nono ano, dos 3 aos 16 anos. Esta certificação permite aos nossos alunos ter um currículo mais amplo e desafiador que os ajuda a desenvolverem todas as competências necessárias para o seu sucesso na vida académica e posteriormente na vida profissional.
Artigo publicado na edição digital do Jornal Económico. Assine aqui para ter acesso aos nossos conteúdos em primeira mão.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com