[weglot_switcher]

UberPOP suspenso em Oslo até nova lei entrar em vigor

A Uber vai suspender o serviço UberPOP em Oslo no final deste mês, até que as autoridades o licenciem, numa aparente mudança de estratégia na sua relação com as autoridades dos vários países onde opera. Os restantes serviços manter-se-ão ativos.
REUTERS/Toby Melville
10 Outubro 2017, 11h28

Os residentes de Oslo deixarão de poder usufruir do serviço UberPOP a partir de dia 30 de outubro. A suspensão do serviço foi anunciada pela empresa e estará em vigor até que a Noruega altere a atual legislação, licenciando este serviço da Uber, tal como acontece com os UberBLACK e UberXXL, que se manterão ativos.

Esta mudança de estratégia na relação entre a empresa norte-americana, adotando um tom mais moderado junto das autoridades dos países onde opera, segue o caminho já adotado na Finlândia, onde o mesmo serviço foi suspenso em julho, para permitir a entrada em vigor de novas leis. Se neste país a suspensão está prevista durar um ano, na Noruega não há prazo para a reintrodução do serviço.

Este é apenas mais um exemplo da suspensão do serviço UberPOP, que saiu da oferta da marca noutras capitais europeias, como Paris ou Bruxelas. “Aprendemos da forma difícil que temos de mudar como empresa para conseguir servir os milhões de passageiros e motoristas que confiam em nós. Com o nosso novo CEO, Dara Khosrowshahi, a Uber entra numa nova era”, afirmou a empresa em comunicado divulgado pela Reuters, que acrescenta: “É por isso que está na altura de suspender o serviço UberPOP na Noruega, para o relançar sob nova legislação.”

O ministro dos Transportes norueguês, Ketil Solvik-Olsen, afirmou à Reuters que a Uber será tratada como todos os outros players do mercado: “Todas as empresas que oferecem serviço de táxi têm de respeitar, sempre, as regras e os regulamentos”.

A suspensão do UberPOP chega numa altura em que os países que não fazem parte da União Europeia devem responder a um inquérito da Autoridade de Supervisão da EFTA (ESA), a organização que garante que as leis da União Europeia são cumpridas nos países que têm acesso ao mercado comum. Recorde-se que, em fevereiro, a ESA acusou a Noruega de estar a colocar “barreiras desproporcionalmente elevadas no acesso ao mercado do táxi”, o que levaria ao uso pouco eficiente de recursos e a preços elevados para os consumidores.O serviço UberPOP conta com cerca de 280 mil utilizadores em Oslo, e centenas de motoristas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.