Numa altura em que a Rússia tem vindo a promover conversações diretas entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, várias agências de informação russas citam Valentina Matvienko, líder do senado daquele país, a condenar os testes nucleares realizados pelo regime liderado por Kim Jong Un.
As declarações, avançadas pela Reuters, foram proferidas esta segunda-feira, durante a visita de uma delegação diplomática da Coreia do Sul a São Petersburgo. Segundo a agência noticiosa, Matvienko terá também apelado à comunidade internacional, incluindo a Coreia do Norte, que acate as resoluções das Nações Unidas.
Recorde-se que as tensões têm andado elevadas no triângulo Coreia do Norte – EUA – Coreia do Sul, com Pyongyang a ameaçar os norte-americanos com “uma chuva de fogo”, pouco depois de bombardeiros dos EUA terem sobrevoado a Coreia do Norte.
Ainda sem data, mas para breve, estará um novo teste da Coreia do Norte a um míssil intercontinental, com capacidade para atingir os EUA, de acordo com o que relatou, na altura, um diplomata russo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com