[weglot_switcher]

Amesterdão vai receber a nova sede da Agência Europeia do Medicamento

Na corrida para receber a EMA estavam 19 cidades europeias, incluindo a cidade do Porto, Barcelona e Bruxelas, que foram eliminadas na primeira volta da votação.
20 Novembro 2017, 17h16

A cidade de Amesterdão foi esta segunda-feira escolhida pelo Conselho da União Europeia (UE) para receber a sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA). Na corrida para receber a EMA estavam 19 cidades europeias, incluindo a cidade do Porto.

A decisão foi tomada depois de na primeira volta nenhuma das cidades ter conseguido reunir as preferências de mais de 14 Estados-membros para ser considerada vencedora. À segunda fase passaram então as cidades de Amesterdão, Milão e Copenhaga. Milão reuniu na primeira volta 25 votos favoráveis, enquanto as cidades de Amesterdão e Copenhaga reuniram ambas 20 pontos.

Na primeira volta, cada um dos 27 Estados-membros teve de atribuir uma pontuação de um a três às cidades candidatas, de acordo com a sua ordem de preferência. Se na primeira volta, uma das cidades candidatas conseguir reunir pelo menos 14 votantes, será considerada vencedora. Depois de passarem à segunda volta, cada país pôde atribuir apenas um ponto às três cidades que foram mais votadas na primeira volta (Amesterdão, Copenhaga e Milão).

Amesterdão e Milão passaram então à terceira volta sem que nenhum dos países tivesse conseguido reunir mais do que 14 votos a favor. Amesterdão conseguiu reunir 9 votos, enquanto Milão conquistou 12 pareceres positivos. Copenhaga ficou pelo caminho com 5 votos. Houve ainda a registar uma abstenção. Na terceira e última volta, Amesterdão venceu por sorteio a corrida para receber a nova sede da EMA, depois de as duas cidades candidatas terem ficado empatadas com a 13 pontos, com a abstenção da Eslováquia.

Além de Amesterdão estavam na disputada pela sede da EMA outras 18 cidades. Eram elas: Atenas (Grécia), Barcelona (Espanha), Bona (Alemanha) Bratislava (Eslováquia), Bruxelas (Bélgica), Bucareste (Roménia), Copenhaga (Dinamarca), Dublin (Irlanda), Helsínquia (Finlândia), Lille (França), Milão (Itália), Sófia (Bulgária), Estocolmo (Suécia), Varsóvia (Polónia), Porto (Portugal), Viena (Áustria), Zagreb (Croácia) e ainda Malta, que não especificou a cidade.

Ao início da manhã foi conhecido que Malta retirou a sua candidatura para receber a sede da EMA, seguindo-se depois as desistências da Croácia e da Irlanda. A cidade de Dublin manteve-se, no entanto, na lista de cidades candidatas à Autoridade Bancária Europeia (EBA), cuja eleição deve ser conhecida ainda esta segunda-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.