[weglot_switcher]

“Caos no governo” de May desagrada a parceiros europeus

Um relatório interno do Departamento dos Negócios Estrangeiros irlandês revela a perceção negativa de vários governos europeus em relação à contribuição britânica para as negociações do Brexit.
23 Novembro 2017, 14h30

Os governos europeus estarão descontentes com as negociações com o executivo do Reino Unido em torno da saída britânica da União Europeia, e preocupados com o “caos no governo Conservador” liderado por Theresa May.

O Departamento dos Negócios Estrangeiros da Irlanda terá elaborado um relatório interno baseado em reuniões dos seus diplomatas com os seus congéneres e membros de governos europeus e do Japão, que chegou às mãos da televisão irlandesa RTÉ News.

Segundo o relatório, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa, Jakub Dürr, terá dito que tem “pena dos embaixadores britânicos que andam pela UE a tentar comunicar uma mensagem coerente quando em casa só há confusão política”.

O juiz britânico no Tribunal Europeu da Justiça queixou-se da “falta de qualidade dos políticos em Westminster”. Uma reunião entre David Davis, o Secretário Britânico para o “Brexit” (e antigo candidato a líder do partido Conservador, e portanto, potencial rival interno de May) e o dois ministros franceses é descrita como “mal tendo abordado” a saída britânica da UE. E para o chefe de gabinete do Ministro dos Assuntos Europeus de França, “pode não haver um resultado positivo em Dezembro” no processo negocial.

Numa recente cimeira em Bruxelas, os governos da UE terão avisado a primeira-ministra britânica de que o seu governo teria de fazer mais para que as negociações para a saída do seu país da UE chegassem a bom porto. Provavelmente, as impressões e opiniões contidas neste relatório irlandês terão estado na base desse aviso.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.