A Assembleia Nacional Andaluza, grupo independentista liderado pelo poeta, dramaturgo e pintor Pedro Ignacio Altamirano, está a agitar o panorama mediático com a intenção de declarar a soberania da República Federal da Andaluzia já esta segunda-feira. A iniciativa é meramente “virtual” e “simbólica”, diz.
“Dia 4 de Dezembro vamos criar uma espécie de governo da República – virtual – para que os andaluzes possam observar como se governa a Andaluzia a partir da Junta de Andaluzia e de Madrid e como se poderia governar a Andaluzia a partir de um governo de um República”, explicou Pedro Altamirano à rádio TSF.
O que queremos, os andaluzes, é proclamar a nossa independência, para partir daí fortalecer e conseguir uma República co-federal de povos ibéricos, justificou.
Essa república co-federal, de que fala, estender-se-ia, segundo explicou, da Andaluzia, em solo espanhol, até ao Alentejo e o Algarve, incluindo ainda o Rife Marroquino.
O mesmo responsável disse à TVI 24 que “se a Catalunha se tornar independente, haverá uma verdadeira cascata de nações que atualmente fazem parte de Espanha a querer a independência”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com