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Renault Cacia associa-se ao CENTIMF e investe na inovação

Material plástico, o polímero substitui com vantagem alguns metais, o que permite ganhos expressivos em termos de peso – e de emissão de CO2. A investigação é apoiada pelo Compete 2020.
5 Dezembro 2017, 17h20

A Renault Cacia, uma das maiores fábricas de componentes automóveis do país, vai investir mais de 820 mil euros – apoiados pelo Compete 2020 em cerca de 50% – numa parceria com o CENTIMFE (Centro Tecnológico da Indústria de Moldes Ferramentas e Plásticos) para investigar a aplicabilidade de materiais poliméricos a componentes por produzidos na fábrica próxima de Aveiro.

Um grupo de trabalho interno propôs a conceção e investigação de soluções para o desenvolvimento de uma nova bomba de óleo, que atualmente é inteiramente metálica, baseada em materiais poliméricos que permitam a redução de custos de produção por um lado, e por outro a redução das emissões de CO2 por via da diminuição do peso daquele componente.

“A bomba de óleo, e particularmente a sua tampa, é um componente crítico do motor de combustão interna, sabendo-se que a sua performance está intimamente relacionada com o desempenho e resistência ao desgaste dos seus componentes, e que esse desgaste pode contribuir para a contaminação do sistema de lubrificação do motor e para a sua falha, conduzindo a avaria grave”, refere fonte ligada ao processo.

O consórcio irá conceber e desenvolver soluções que premiarão a substituição da atual peça metálica por uma nova peça de base polimérica ainda não existente no mercado. Oprojeto tem “elevado potencial de retorno com a comercialização da tecnologia desenvolvida, particularmente porque a empresa tem acesso privilegiado ao principal mercado alvo deste desenvolvimento”.

Uma das soluções para a diminuição de peso dos componentes do veículo passa pela alteração do seu material. A utilização de componentes poliméricos nos automóveis tem sido uma das soluções para criar veículos mais leves, “com vantagens na redução do consumo de combustível e emissão de CO2, estimando-se que a utilização de plásticos permita uma redução de 200-300Kg no peso final de um veículo ligeiro. Com isto consegue-se uma redução de cerca de 0,5 litros de combustível a cada 100 quilómetros, o que representa 750 litros para um ciclo de vida de 150 mil quilómetros.

A Renault Cacia produz cerca de 1,4 milhões de bombas de óleo por ano, o que torna aquele componente num dos mais importantes do portefólio da empresa – que fatura mais de 280 milhões de euros e emprega cerca de 1.140 colaboradores. Recorde-se que a Renault Cacia tem em execução um projeto de investimento de 150 milhões de euros em várias áreas da produção, o que permitirão à empresa, instalada no nosso país desde 1981, manter-se competitiva no interior da multinacional nos próximos 20 anos, pelo menos.

A totalidade dos produtos destina-se a fábricas Renault e Nissan de montagem veículos e de mecânica situadas em países como Espanha, França, Roménia, Turquia, Eslovénia, Brasil, Chile, Marrocos, África do Sul, Irão e Índia.

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