A Câmara Municipal do Funchal entregou novos espaços de cultivo a 31 munícipes, nas Hortas Urbanas do Laranjal, em Santo António.
O presidente da autarquia do Funchal, Miguel Gouveia, disse ainda que estão disponíveis 30 hortas “para que, já neste verão, os munícipes contemplados possam começar a produzir, dentro daquelas que são obviamente as culturas permitidas nestes lotes individuais atribuídos pela Câmara do Funchal”.
O autarca referiu que as inscrições para a obtenção de uma horta urbana “continuam abertas, uma vez que ainda há espaços por distribuir”, sublinhando que os novos proprietários das hortas têm de passar por uma formação em Agricultura Biológica, denominada “Horticultura em Espaços Urbanos”.
A autarquia possui 529 hortas individuais, que estão distribuídas por 19 espaços em todo o concelho. A área total é de 34.147 m2, sendo que a área média de cada lote individual é de 64 m2. As hortas municipais chegam a cerca de 454 famílias do concelho, referiu Miguel Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal.
Miguel Gouveia disse que “nos últimos cincos anos, cerca de 121 inquilinos perderam a concessão das hortas municipais por abandono ou incumprimento do dever de manutenção dos espaços”. O autarca apelou à boa utilização das hortas municipais “que servem para promover a sustentabilidade, as boas práticas de agricultura, e também momentos de lazer e de convivência entre vizinhos”.
As hortas municipais estão situadas na freguesia de São Martinho (Jardim Público da Ajuda, Azinhaga da Nazaré I, Azinhaga da Nazaré II, Avista Navios, São Martinho I, São Martinho II, Amparo, Várzea e Poço Barral); em São Pedro (Ilhéus e Levada do Cavalo); em Santo António (Laranjal, Terra-Chã, Vitória e Ribeira Grande); em São Roque (Estrada Dr. João Abel de Freitas e Penteada); em Santa Maria Maior (Ribeira João Gomes); e em São Gonçalo (São Gonçalo).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com