O atual presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Gouveia, deve vencer na capital madeirense, com 42,8% das intenções de voto, contra os 38,8% da coligação PSD/CDS-PP, liderada por Pedro Calado, atual vice-presidente do Governo Regional da Madeira, indica uma sondagem publicada no Diário de Notícias da Madeira.
A sondagem coloca o Chega como a terceira força política no Funchal com 4,2%, seguido pelo JPP com 3,6%. A CDU reúne 2,2% e a Iniciativa Liberal aparece com 2,1% das intenções de voto. O PTP tem 1,6% dos votos.
Miguel Gouveia lidera, para as eleições autárquicas, programadas para 26 de setembro, uma coligação constituída por PS, BE, PAN, MPT, PDR, Nós Cidadãos.
Nas últimas eleições autárquicas, realizadas a 1 de outubro de 2017, a coligação Confiança (PS, BE, JPP, PDR, Nós Cidadãos), venceu no Funchal, com maioria absoluta. O cabeça de lista foi Paulo Cafôfo, tendo como vice-presidente Miguel Gouveia. Paulo Cafôfo acabou por renunciar ao mandato, em 2019, para ser cabeça de lista do PS, às eleições regionais, tendo Miguel Gouveia passado a presidente da autarquia do Funchal.
A coligação Confiança atingiu 42% dos votos, elegendo seis vereadores, e foi seguida pelo PSD (liderado por Rubina Leal), com 32%, e quatro vereadores eleitos, e o CDS-PP (liderado por Rui Barreto) com 8,5%, e um vereador eleito.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com