[weglot_switcher]

Indicador diário de atividade económica diminuiu na última semana

O indicador diário de atividade económica (DEI) e a taxa bienal correspondente diminuíram na semana passada face à semana anterior.
22 Julho 2021, 11h18

O indicador diário de atividade económica (DEI) diminuiu na semana terminada a 18 de julho face à semana anterior, de acordo com os dados publicados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP), seguindo a tendência de diminuição registada na semana anterior.

“Na semana terminada a 18 de julho, o indicador diário de atividade económica (DEI) e a taxa bienal correspondente diminuíram face à semana anterior”, refere o banco central em comunicado.

O DEI é um indicador divulgado semanalmente pela instituição liderada por Mário Centeno para acompanhar a evolução da economia, não constituindo uma previsão oficial do Banco de Portugal ou do Eurosistema. Abrange “diversas dimensões correlacionadas com a atividade económica em Portugal”, nomeadamente o tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes.

O BdP explica que” a evolução recente do DEI encontra-se fortemente influenciada por efeitos base decorrentes dos eventos verificados durante 2020, o que afeta de forma significativa a evolução homóloga da atividade em 2021″, pelo que “uma forma de mitigar a influência destes efeitos base é através do recurso a uma taxa bienal, o que corresponde a acumular a variação, em dias homólogos, para um período de dois anos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.