[weglot_switcher]

Grupo DIA conclui aumento de capital de 1.028 milhões de euros

Segundo os responsáveis do grupo de distribuição, esta operação “dota a companhia de uma estrutura de capital ótima, pressupõe uma nova injeção de liquidez que acelerará o processo de transformação do Grupo DIA e elimina a situação de património líquido negativo em que se encontrava a companhia evitando, desta forma, que incorra em causa legal de dissolução”.
5 Agosto 2021, 17h45

O Grupo DIA concluiu com sucesso o processo de aumento de capital, num total de 1.028 milhões de euros.

Deste montante, 769 milhões de euros corresponderam à conversão por parte da LetterOne, principal acionista da empresa detentora da cadeia retalhista Minipreço em Portugal, de dívida da companhia em fundos próprios, enquanto os outros cerca de 259 milhões de euros respeitaram à tranche monetária do aumento de capital destinado, em primeira instância, a acionistas minoritários, no qual foram subscritas a totalidade das 12.927.555.100 novas ações desta parcela do aumento de capital.

De acordo com os responsáveis do DIA, “a procura da tranche monetária superou em 1,67 vezes a oferta das novas ações oferecidas, o que  representou uma procura total de aproximadamente 433 milhões de euros.

“A operação dota a companhia de uma estrutura de capital ótima, pressupõe uma nova injeção de liquidez que acelerará o processo de transformação do Grupo DIA e elimina a situação de património líquido negativo em que se encontrava a companhia evitando, desta forma, que incorra em causa legal de dissolução”, destaca um comunicado do grupo de distribuição.

Segundo Stephan DuCharme, presidente executivo do Grupo DIA, “o término com sucesso do aumento de capital demonstra, de forma clara, a confiança que o projeto do Grupo DIA está a criar em todos os seus grupos de interesse”.

“Quero agradecer a todos os acionistas, tanto aos que já estavam presentes no capital como aos novos investidores, o seu apoio a este processo, especialmente na segunda tranche. A companhia poderá, agora, centrar-se de forma exclusiva no desenvolvimento do seu negócio que já iniciou e que já começou a dar os seus frutos”, adiantou este responsável.

Recorde-se que o Grupo DIA – Distribuidora Internacional de Alimentación dispõe neste momento de cerca de 6.100 lojas próprias e franquias em Espanha, Portugal, Brasil e Argentina, apostando no modelo de lojas de proximidade.

O grupo emprega mais de 39 mil colaboradores e conta com mais de 20 milhões de clientes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.