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Mais de 2 milhões de pessoas ganham dinheiro com vídeos no YouTube

No segundo trimestre deste ano, a receita gerada com anúncios do YouTube ultrapassou os 6 mil milhões de euros. A plataforma da Google pagou aos criadores de conteúdos e parceiros mais do que em qualquer outro trimestre da sua história, que remonta a 2005.
Kon Karampelas/Unsplash
24 Agosto 2021, 16h26

Se é uma das pessoas que idealiza ganhar dinheiro com os vídeos publicados no YouTube saiba que esta é a realidade de pelo menos dois milhões de pessoas e/ou empresas – os chamados criadores de conteúdos – no mundo. Só nos últimos três anos, a empresa pagou mais de 30 mil milhões de dólares (cerca de 26 milhões de euros) a youtubers, artistas e media.

Em 2019, antes da pandemia, o ecossistema criativo do YouTube contribuiu com o equivalente a 345 mil empregos a tempo inteiro nos Estados Unidos, conforme revelou Neil Mohan, Chief Product Officer (CPO) do YouTube, no âmbito deste marco no programa de monetização que foi lançado há mais de uma década.

No segundo trimestre, a receita gerada com anúncios do YouTube ultrapassou os 7 mil milhões de dólares (aproximadamente 6 mil milhões de euros). Ou seja, a rede social da Google pagou aos criadores de conteúdos e parceiros mais do que em qualquer outro trimestre da sua história, que remonta a 2005.

Segundo o YouTube, no quarto trimestre do ano passado, a taxa de visualização de conteúdo que violava as suas políticas fixou-se entre 0,16% e 0,18%, o que significa que em cada dez mil visualizações apenas entre 16 a 18 não correspondiam ao conteúdo adequado.

“Ao longo dos últimos anos, o YouTube tem investido nas políticas, recursos e nos produtos necessários para proteger a comunidade e a maioria dos criadores de conteúdo que produz vídeos incríveis e, ao mesmo tempo, penalizado os chamados maus atores”, garante a plataforma.

Neil Mohan lembra que o Programa de Parcerias do YouTube (YPP) foi lançado há 14 anos, constituindo “um projeto pioneiro de monetização aberto em que qualquer pessoa qualificada pode participar e começar a ganhar dinheiro”. “Partilhamos mais da metade da receita gerada com os criadores de conteúdo”, garante o responsável de produto, no mesmo post.

Para tal, quem publica no YouTube tem à sua disposição uma dezena de recursos de monetização diferentes, entre as quais receitas com anunciantes ou venda de produtos. A empresa assegura que continua a investir na inclusão de mais funcionalidades no YPP.

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