[weglot_switcher]

Ações do Alibaba ganham mais de 6% depois do regulador fechar investigação antitrust

A multa do regulador chinês à empresa representa 4% das receitas domésticas de 2019, um valor ainda significativo mas inferior à penalidade máxima de 10% regida na lei.
Chance Chan / Reuters
12 Abril 2021, 16h56

O grupo chinês Alibaba recebeu a maior multa até à data, de 2,8 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros), após o regulador encerrar a investigação antitrust contra a empresa, revela o “Financial Times” esta segunda-feira. Ainda assim, e apesar desta multa recorde, o grupo de e-commerce parece tranquilo, uma vez que o preço das ações dispararam acentuadamente após a empresa anunciar o fim da investigação.

A empresa cotada em Hong Kong subiu 6,5% ao início da manhã, após anunciar a decisão do regulador, indicando que estes estavam a analisar a indústria de tecnologia relativamente a fusões e aquisições, acrescentando que não sabiam se existem investigações específicas que tivessem o Alibaba como alvo. Também nos Estados Unidos, as ações da empresa valorizaram 8,6%.

A multa do regulador chinês à empresa representa 4% das receitas domésticas de 2019, um valor ainda significativo mas inferior à penalidade máxima de 10% regida na lei.

Os reguladores do mercado iniciaram a investigação contra o Alibaba por práticas anticompetitivas contra os comerciantes que utilizam a sua plataforma de comércio eletrónico. Com esta multa, o objetivo de Pequim é que o Alibaba deixe de exigir que os seus comerciantes escolham entre fazer negócios em várias plataformas, escolhendo apenas a sua, sendo esta uma prática conhecida como exclusividade de comerciante.

O CEO da empresa admitiu que quer avançar com a empresa, acrescentando que não vai recorrer da decisão e multa aplicada por Pequim. Daniel Zhang apontou que a empresa não precisa de acordos de exclusividade com os comerciantes para os reter, de forma a ser a maior empresa de e-commerce da China, adiantando que a empresa vai ainda reduzir os custos para os comerciantes na plataforma, oferecendo alguns serviços gratuitamente.

O Alibaba dá então por terminada a investigação que impediu a Oferta Pública Inicial (IPO, sigla inglesa) do Ant Group, empresa de fintech do mesmo fundador, no valor de 37 mil milhões de dólares (31 mil milhões de euros), que viria a tornar-se a maior IPO do mundo.

Ações continuam a subir

Ao início da tarde, as ações da empresa em Hong Kong subiam 8%, somando 48,5 mil milhões de dólares (40,71 mil milhões de euros) ao valor de mercado do Alibaba. Com este aumento repentino do valor das ações, este pode tornar-se o dia com mais ganhos dos últimos três meses.

Com o mercado em Hong Kong já fechado, a empresa encerrou a primeira sessão da semana com ganhos. O Alibaba fechou a sessão desta segunda-feira, 12 de abril, a ganhar 6,51% para 232 dólares de Hong Kong.

Em Wall Street, a empresa continua a somar ganhos. Pelas 16h30 desta segunda-feira, a empresa ganha 8,26% para 241,75 dólares.

De relembrar que as ações do Alibaba apresentaram um tombo de 13% na bolsa chinesa, desde dezembro de 2020 até à semana passada, o período em que o regulador chinês anunciou a investigação e o seu resultado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.