A Deco Proteste lançou esta terça-feira um apelo ao fim do sobre-embalamento desnecessário de vários produtos nas prateleiras dos supermercados. Os consumidores portugueses compram mais de 1.050 toneladas de embalagens desnecessária, o que leva a um desperdício de resíduos.
Entre os produtos visados estão as latas de conserva, legumes ou as pastas de dentes. A ação #ExijoForaDaCaixa da instituição quer reduzir o desperdício que se verifica no dia a dia dos consumidores em Portugal.
Esta ação, que tem como intuito chegar às marcas, pretende poupar matérias-primas e recursos naturais ao promover a educação dos consumidores e das marcas no que toca ao embalamento excessivo.
A iniciativa da Deco Proteste tem com o objetivo recolher exemplos que permitam trabalhar junto das marcas para construir soluções mais sustentáveis e alterar as suas práticas atuais.
Para analisar a situação, a organização adquiriu um cabaz com os principais produtos e descobriu que as famílias compram lixo equivalente a 175 elefantes, sendo que 86% das embalagens são de papel ou cartão.
“Existem muitos produtos em que as segundas embalagens são completamente desnecessárias porque na verdade não são essenciais ao nível da preservação ou proteção dos produtos e exigem o consumo de mais recursos naturais e de energia na produção, transporte e distribuição, acabando por serem descartados, muitas vezes, mal chegamos a casa”, explica a team leader de energia e sustentabilidade da Deco Proteste, Elsa Agante.
A líder desta equipa adianta que é possível “reduzir os impactos ambientais associados aos produtos que compramos, se trabalharmos junto das marcas para que estas abandonem esta prática e com o governo para que o regule. Será também importante relembrar as marcas que as embalagens excessivamente grandes, que apenas servem para questões de marketing, devem ser abandonadas porque aumentam o impacto ambiental dos produtos”.
Como podemos mudar o mercado?
A Deco Proteste apresenta dez medidas e soluções de como os consumidores, em conjunto com a organização, podem ajudar a mudar o mercado atual.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com